icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Parcela do 13º deve elevar vendas na Paraíba

Com o dinheiro extra, há projeção de aumento no setor de 3% a 5% no mês de setembro, sobre mesmo perído do ano passado.

Publicado em 26/08/2014 às 6:00

Em ano de pouco incremento no comércio paraibano, a injeção dos mais de R$ 230,714 milhões referentes ao pagamento da metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (573.777 benefícios) traz esperança de aumento nas vendas de alguns polos comerciais da Paraíba. Com o dinheiro extra, há projeção de aumento no setor de 3% a 5% no mês de setembro, sobre o mesmo período do ano passado.

O pagamento da Previdência Social começou ontem e segue até o dia 5 de setembro. Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Campina Grande (CDL-CG), Tito Motta, o recurso veio em boa hora. “O impacto será positivo. Um montante desta natureza traz renda extra para o paraibano, mas acredito que a elevação maior nas vendas será sofrida em João Pessoa, porque quando se aposenta, o trabalhador costuma fixar moradia na capital. Mesmo assim, acredito que o aumento no comércio na região de Campina Grande deverá chegar a 3% sobre o mês de setembro do ano passado”, afirmou Tito Motta.

Para ele, o comércio este ano não está registrando grandes expansões. Inclusive nas datas comemorativas é refletido este comportamento do comércio. “No Dia dos Pais, o crescimento sobre o ano passado foi pequeno, foi cerca de 4% sobre 2013”, lembrou Motta.

O presidente da CDL de Patos, Vicente Martins da Nóbrega, afirmou que o setor na cidade também está andando em ritmo lento este ano. O Dia dos Pais, por exemplo, teve queda de 10% sobre o ano anterior. E o pagamento de parte do 13º salário do INSS, segundo ele, trará incremento de 5% à cidade. “Pelo menos esta é nossa projeção, agora vamos ver se vai ser atingida. Em setembro também teremos festa da padroeira da cidade e isso contribui para o aumento do consumo no comércio”, contou Vicente Martins.

Já o presidente da CDL de Sousa, Zilmar Leandro da Silva, destacou que a injeção de novos recursos sempre aquece o comércio. “Em Sousa deve trazer uma alta de 3% em setembro e isso será muito bom, poque este ano a situação do comércio não está muito boa. A alta não será maior porque muitos aposentados reservam parte do dinheiro para pagar dívidas”, afirmou Zilmar Leandro.

Mesmo sem arriscar uma projeção nas vendas da capital, o presidente da CDL de João Pessoa, Eronaldo Maia, afirmou que todo dinheiro que entra em circulação no Estado é bom para o comércio. O presidente da Federação das Associações Comerciais da Paraíba, Alexandre Moura, argumentou que o dinheiro trará resultados favoráveis ao comércio, mas segundo ele é muito cedo para falar em índice. “Os recursos devem ser usados em três pontos principais. O primeiro é para o pagamento de dívidas, em segundo lugar vem reservas e depois consumo. Então, alguma coisa vai ser direcionada ao comércio”, frisou Alexandre Moura.

PMJP PAGA SALÁRIOS DE 5ª a 6ª

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza, na quinta e sexta-feira, o pagamento dos servidores referente ao mês de agosto. O secretário de Administração (Sead), Roberto Wagner, destaca que dentro da política de valorização do servidor público, o governo municipal garante mais uma vez o pagamento dentro do mês trabalhado.

“É uma determinação do prefeito Luciano Cartaxo que realizemos um esforço para que todos os servidores municipais recebam seus proventos dentro do mês em que foi realizado o trabalho. Isso é parte da política de valorização do servidor praticada pelo prefeito, que inclui também os reajustes salariais e a realização de concursos públicos”, afirmou Roberto Wagner.

De acordo com a tabela de pagamentos, a Sead determina que a quinta-feira seja dedicada ao pagamento dos aposentados e pensionistas do Instituto Previdenciário Municipal (IPM) de João Pessoa. Já na sexta-feira, o pagamento é efetuado para os servidores das demais secretarias da administração direta e indireta, autarquias e órgãos da PMJP. O pagamento é feito através das agências do Banco do Brasil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp