ECONOMIA
Banco Central prevê uso do Pix em transporte público
Previsão do uso do PIX em transporte público está no relatório de gestão do Banco Central, documento que traz uma análise sobre os primeiros anos de funcionamento da ferramenta de pagamentos.
Publicado em 05/09/2023 às 9:42
O uso do Pix em transporte público parece ser uma realidade cada vez mais próxima. Nesta segunda-feira (4), o Banco Central anunciou alguma propostas para desenvolver a modalidade de pagamentos instantânea. Entre elas está o uso do Pix em transporte público para pagamento de passagens, por exemplo.
"O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público", diz o Banco Central.
A informação está no relatório de gestão do Pix, documento que traz uma análise sobre os primeiros anos de funcionamento da ferramenta de pagamentos, entre 2020 e 2022, além de previsões sobre novas funcionalidades que poderão ser incorporadas no futuro.
O Banco Central também reafirmou que o Pix poderá ser usado, futuramente, para operações internacionais, viabilizando remessas, pagamentos entre empresas e pagamentos de compras de bens e de serviços no exterior.
O relatório detalha a 'Agenda Evolutiva do Pix' para 2023, que tem como prioridade o desenvolvimento do Pix Automático e a evolução contínua dos mecanismos de segurança. Também é apresentada a visão de futuro do Pix, abordando as possibilidades de desenvolvimentos futuros, com objetivo de ampliar os casos atendidos e alavancar ainda mais seu uso, atendendo as demandas da sociedade.
Além do uso do Pix em transporte público, o documento cita que, mesmo já sendo bastante usado pela população para pagamentos e transferências, o Pix ainda não atingiu todo seu potencial, com alguns obstáculos por superar, com os produtos e as funcionalidades a serem desenvolvidas devendo impulsionar ainda mais intensamente o serviço.
Comentários