icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Reabilitação do crédito recua 36,3% em JP

Na capital, o último mês somou 1,892 mil reabilitações de crédito no SPC, o que representa queda de 36,3% se comparado a agosto de 2011.

Publicado em 06/09/2012 às 6:00


O número de reabilitações de crédito continua em queda na Paraíba. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) referentes ao mês de agosto, João Pessoa e Campina Grande permanecem apresentando uma menor quantidade de exclusões em relação ao ano passado, fato que evidencia a dificuldade de pessoenses encontrarem condições financeiras em seu orçamento para quitar suas dívidas.

Na capital, o último mês somou 1,892 mil reabilitações de crédito no SPC, o que representa uma queda de 36,3% se comparado a agosto de 2011 (2,974 mil).

O diretor do SPC, Lindembergh Vieira, vê a redução de exclusões como um fator natural do mercado, uma vez que o número de inclusões no SPC também baixou na cidade.

“Se o endividamento diminui, é normal que haja mesmo menos exclusão, pois é uma consequência. Apesar de agosto ter tido mais inclusões do que os meses anteriores, registramos uma redução de 19,1% quanto ao mesmo mês do ano passado, o que não deixa de ser bom”, disse. No último mês, houve registro de 3,174 mil novos endividados ante os 3,926 mil de 2011 (19,1%).

Para Vieira, a inadimplência que subiu em relação aos meses anteriores a agosto foi provocada, especialmente, pelas contas realizadas nas datas comemorativas de maio e de junho.

“Agosto teve mais inclusões que maio, junho e julho. Acontece que esses meses têm Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João e férias escolares. Aí, se não houver planejamento, o consumidor acaba comprando muito e a prazos longos, endividando-se nos meses seguintes”, opinou.

De julho para agosto, João Pessoa somou 205 inclusões a mais, correspondendo a uma alta de 6,9%. A cidade fechou julho com 2,969 mil novos inadimplentes. Já as reabilitações de crédito reduziram em 2,5% de um mês para o outro (de 1,942 mil exclusões para 1,892 mil). Uma das razões apontadas por Lindembergh para o baixo número de quitação de dívidas são as altas taxas de juros praticadas atualmente. “O governo baixou a Selic e as taxas de poupança, mas os juros de inadimplência continuam criminosos, o que inviabiliza o pagamento”, afirmou o diretor.

DE JANEIRO A AGOSTO
Quanto ao acumulado do ano de 2012, o período de janeiro a julho foi responsável por reduções no número de inclusões e exclusões em comparação ao ano passado. Com um total de 21,443 mil novos endividados até o último mês, a cidade apresentou uma queda de 33,4% ante a soma do mesmo período do ano passado, que foi de 32,202 mil. No que diz respeito à quitação das dívidas, o número de exclusões entre janeiro e agosto de 2011 saiu dos 23,462 mil para os 14,361 mil referentes a este ano (redução de 41,2%). “Acredito que o consumidor está mais cauteloso e isso é claro nos índices que apontam uma redução da inadimplência. De qualquer forma, não dá para dizer que temos poucos endividados na cidade, esse ainda é um problema muito real da nossa população”, diz Vieira.

CAMPINA GRANDE
As reabilitações de crédito em Campina Grande também apresentaram uma baixa no último mês em comparação com o ano de 2011. Ainda que seja mais discreto do que o registrado na capital, o índice recuou 3,5% e demonstra uma redução de 791 para 763 na quantidade de exclusões entre os meses de agosto do ano passado e deste ano, respectivamente.

O número de inclusões teve uma queda ainda maior entre os dois meses. Em agosto de 2011, a cidade somou 1,277 mil endividados contra os 1,134 mil deste ano (queda de 11,19%).

Em comparação a julho deste ano, a quantidade de inadimplentes no último mês em Campina Grande cresceu em 4,6% (1,220 mil inclusões em julho), enquanto as exclusões apresentaram um incremento de 8,2% (de 705 para 763). Já de janeiro a agosto deste ano, 8,352 mil campinenses entraram na lista do SPC (baixa de 16,4% em relação a 2011) e 6,197 mil saíram (-12,2%).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp