ECONOMIA
Salão do Artesanato encerra neste domingo em JP
Previsão dos organizadores é que mais de 100 mil visitantes tenham passado pelo local nesses 31 dias.
Publicado em 21/01/2012 às 8:00
Termina neste domingo o 15º Salão do Artesanato da Paraíba e a previsão dos organizadores é que mais de 100 mil visitantes tenham passado pelo local nesses 31 dias. A expectativa dos mais de quatro mil expositores era de um crescimento de vendas de 40% em comparação ao ano passado, mas eles comemoram ainda mais e muitos falam que esse percentual subiu para 70%.
Vindos de mais de 80 municípios da Paraíba, os artesãos trouxeram milhares de peças feitas das mais diversas matérias-primas como madeira, fibras, fios, algodão colorido, couro, osso, metais e pedras e, juntos, faturaram mais de R$ 1 milhão. “O evento finalmente retorna ao Jangada Clube depois de dois anos acontecendo no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, e já nos primeiros dias soubemos que as vendas seriam excelentes”, contou a artesã Eliana Pereira de Sousa.
Outra artesã que comemora o sucesso da feira em decorrência da mudança de localização é Maria das Neves Paiva, mais conhecida como Nevinha. A ceramista participa do evento desde sua primeira edição e conta que desta vez precisou viajar para o município de Mamanguape, onde mora para buscar mais peças e foram todas vendidas. “Precisei voltar para casa quatro vezes e trazer o carro cheio de peças. Foi impressionante o número de visitante e bons negócios que conseguimos fazer”, contou sorridente.
Além das vendas locais, Nevinha comemora o contrato que firmou com uma rede de restaurantes ingleses a quem ela vendeu mais de 1,7 mil utensílios de cozinha feitos de cerâmica. “Terei trabalho agora para os próximos meses e a garantia de uma boa renda graças ao Salão”, disse.
O casal de turistas mineiros Flávia Rabello e Dênis Cavalcanti visitou João Pessoa pela primeira vez e embora tenham desembarcado a menos de um dia visitaram o Salão e adquiriram várias peças. “A cidade é muito bonita e calma, com um mar de águas cristalinas, mas além das belezas naturais o paraibano conta com um talento nato. Aqui é tudo muito bonito, os produtos são primorosos e não vou sair daqui sem levar peças para mim e lembrancinhas pra meus familiares”, contou.
Comentários