ECONOMIA
Sebrae e Petrobras assinam convênio para ajudar MPEs
Convênio do Sebrae com o Centro de Pesquisa da Petrobras foi firmado na última quinta-feira (1º) no auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
Publicado em 03/11/2012 às 6:00
As micro e pequenas empresas (MPEs) de base tecnológica nos 17 estados em que o Sebrae desenvolve projetos de petróleo e gás vão ter acesso ao resultado de pesquisas realizadas por oito das 49 redes temáticas ligadas ao Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), que fica no Rio de Janeiro.
Essa é a base do terceiro convênio do Sebrae com o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), firmado na última quinta-feira, no auditório da Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro, com a participação de empresários.
Essas redes são formadas por universidades e institutos de ensino e foram escolhidas por já possuírem trabalhos em estágio avançado e que podem gerar produtos e serviços inovadores e adequados às demandas do mercado.
O projeto-piloto de transferência de conhecimento, base do convênio, começou no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2011. O Cenpes apresentou tecnologias emergentes voltadas, por exemplo, para monitoração, controle e automação de poços para que as MPEs pudessem criar serviços ou produtos.
Com os bons resultados alcançados, o programa está sendo estendido aos demais estados. O convênio estabelece que a Petrobras apresente suas demandas no Rio de Janeiro, sendo que a primeira está prevista para dezembro. Já o Sebrae prestará consultorias, nos estados, aos participantes que atuam em projetos na área de petróleo e gás.
Comentários