ECONOMIA
Secretário ironiza previsão dos economistas
Segundo Secretário números do crescimento são bons, levando em conta cenário de crise mundial.
Publicado em 08/01/2012 às 9:48
O secretário-executivo da Indústria e Comércio do Estado, Marcos Procópio, ironizou a previsão. "Os economistas são ótimos em prever o passado, mas para projetar o futuro são terríveis”, cita o exemplo da crise europeia de 2008, prevista por poucos economistas ao redor do mundo.
A Folha de São Paulo mostrou que as projeções do Boletim Focus (levantamento semanal do Banco Central com 90 bancos e instituições não financeiras) registram erros na maioria dos anos nas estimativas de crescimento, inflação e taxa de juros falharam. Em 2011, não foi diferente.
Apesar da desconfiança em relação a previsões, Marcos Procópio disse que 2012 deve ser um ano complicado para a economia mundial, e que problemas no exterior podem impactar na realidade da Paraíba. “Se as previsões se concretizarem, estaremos crescendo bem para um ano de crise. As economias estão muito interdependentes, e o que afeta uma acaba afetando as outras”, sentencia.
Procópio enumera ações realizadas pelo governo do Estado para sanar problemas crônicos da Paraíba, como o enquadramento na Lei da Responsabilidade Fiscal, e ajuste fiscal e a cautela diante dos gastos. “Tudo isso nos deu mais segurança. Conseguimos reproduzir aqui o que aconteceu no governo Federal”
Comentários