ECONOMIA
Self-service varia até 217% em CG
Procon de CG realizou pesquisa de preço em 12 restaurantes da cidade e encontrou variação de preço de até 217%.
Publicado em 04/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:20
Opção prática para quem precisa fazer as refeições fora de casa, os restaurantes self-service atraem uma grande quantidade de clientes em Campina Grande, principalmente no Centro, devido ao grande número de trabalhadores e estudantes que não têm a oportunidade de almoçar em casa.
Para auxiliar o consumidor desse tipo de serviço, visando também o aumento da demanda durante O Maior São João do Mundo, o Procon de Campina Grande realizou uma pesquisa de preço em 12 restaurantes da cidade e encontrou nesses locais uma variação de preço de até 217%.
O levantamento foi realizado em dois tipos de estabelecimento da região central de Campina Grande: os que não utilizam balança e os que trabalham com comida a quilo. No primeiro caso, a diferença de preço encontrada pela equipe do Procon foi de 47%, sendo R$ 8 a opção mais barata e R$ 11,75 a mais cara.
Já no caso dos restaurantes de comida a quilo, a variação encontrada nos preços foi bem maior, chegando a 217%.
Nesses locais, o consumidor não faz uma refeição pagando menos de R$ 15. Dependendo do restaurante escolhido, esse valor pode chegar a R$ 47,50.
O valor da refeição em todos os estabelecimentos pesquisados pelo Procon no Centro de Campina pode ser consultado no site do Procon, através do endereço eletrônico www.proconcg.pb.gov.br, ou na sede do órgão, localizada na rua Afonso Campos, Centro.
ALERTA
Apesar da praticidade e da economia, o consumidor que frequenta esse tipo de estabelecimento precisa ficar atento aos seus direitos para não sair no prejuízo. Conforme orienta o Procon, esses restaurantes não podem cobrar os 10% do garçom e precisam deixar exposto em um local acessível o preço cobrado pelo quilo da comida. No caso dos restaurantes que usam balança, o peso do prato já deve estar programado no equipamento, que deve ficar exposto ao consumidor.
Para obter mais informações ou denunciar alguma irregularidade, o consumidor pode entrar em contato com o Procon/CG através dos telefones 151 (ligação gratuita) e (83) 3342-9197. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Nos demais dias e horários, também é possível entrar em contato com o órgão através do número 8802-5525. (Déborah Souza)
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