ECONOMIA
Senar vai qualificar sete mil trabalhadores rurais na Paraíba
Serão cerca de 350 ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social, além de 82 de convênios com parceiros, como Sebrae e Fundação Banco do Brasil.
Publicado em 10/02/2015 às 9:06 | Atualizado em 22/02/2024 às 17:55
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) vai oferecer treinamentos e cursos que deverão atingir 7 mil trabalhadores do campo no Estado este ano. Serão cerca de 350 ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social, além de 82 de convênios com parceiros, como Sebrae e Fundação Banco do Brasil.
Atuando em duas vertentes, a Formação Profissional Rural visa aperfeiçoar, qualificar e capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais por meio da realização de treinamentos nas cadeias de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, agroindústria, avicultura e extrativismo. A segunda é a Promoção Social, que beneficia produtores rurais e suas famílias, fortalecendo suas aptidões pessoais e sociais, promovendo ações de saúde, alimentação e nutrição, artesanato, organização comunitária, cultura, esporte, lazer e educação.
De acordo com o chefe do Departamento de Educação Profissional do Senar-PB, Carlos Alberto Patrício, a instituição aposta em duas novas formações em 2015, como o treinamento de eletricista rural e o curso técnico em Agropecuária. “Estamos entrando em uma nova fase e abrindo mais oportunidades seja ao produtor, a sua família e ao jovem que tem a intenção de se qualificar no agronegócio. O mercado precisa de profissionais e já estamos preparando pessoas para esta necessidade, através de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), que possuem maior carga horária e conteúdo, e educação à distância”, disse.
ensino A distância
O primeiro passo do Senar foi criar o portal EaD Senar (ead.senar.org.br), que apoia a expansão do acesso ao conhecimento para quem reside em municípios de base agropecuária e localidades rurais mais afastadas. No site, os alunos de todo país podem se inscrever em cursos nas áreas tecnológicas, empreendedorismo e gestão de negócios, inclusão digital e qualidade de vida.
Comentários