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ECONOMIA

Serviços de telefonia lideram reclamações no Procon da capital

Somente este ano o Procon-JP recebeu 2.160 queixas de consumidores contra operadoras.

Publicado em 15/12/2015 às 7:56

Os serviços de telefonia são os campeões de reclamações no Procon de João Pessoa, segundo informou o secretário do órgão, Helton Renê. Só este ano, foram 2.160 queixas registradas na secretaria do setor. “Essa é uma situação que se repete em todos os Procons do Brasil. A telefonia é sempre líder de reclamações”, comentou Helton, acrescentando que a maior parte das multas aplicadas pelo Procon são direcionadas a esse setor.

Na manhã de ontem, o Procon-JP anunciou autuação à operadora TIM, após uma pane ter deixado quase 1,5 milhão de usuários com problemas de acesso na Paraíba durante o último domingo.
Helton Renê afirmou que recebeu muitas reclamações de pessoas que não conseguiam completar ligações ou utilizar a internet móvel da operadora.

Agora a empresa tem 10 dias para apresentar defesa, ou terá que pagar multa de até R$ 5 milhões.
Em nota, a TIM informou "que está ciente da autuação e que prestará os esclarecimentos necessários ao Procon João Pessoa". Ainda na nota, a companhia disse que "já está trabalhando para efetuar o ressarcimento dos clientes impactados pela falha". A operadora esclareceu que o problema ocorreu em razão do rompimento de cabos de transmissão que, segundo a empresa, são de responsabilidade do provedor.

De acordo com Helton Renê, apesar de não ter culpa do rompimento dos cabos, a empresa tem responsabilidade direta pelos danos causados aos usuários, pois precisava ter alguma linha de transmissão alternativa para que o serviço não parasse em uma eventualidade como essa.
O secretário ressaltou que os consumidores que se sentiram prejudicados pela falha devem procurar o Procon para registrar o caso e disse ainda que não está descartada a possibilidade de uma Ação Civil Pública contra a empresa.

Saiba mais

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma notificação à operadora TIM para solicitar esclarecimentos sobre a cobrança VO-Engineering VAS TIM Protect no valor de R$ 7,90 por mês. O serviço em questão seria realizado sem solicitação prévia dos usuários. A cobrança configuraria lucro ilícito em grande escala para a operadora que possui cerca de 52 milhões de clientes de pré-pago no país. A fim de verificar se a prática atinge usuários de outras operadoras, o Idec disponibilizou um formulário virtual para receber novas denúncias de cobrança indevida em planos de telefonia celular, que ficará em sua página www.idec.org.br.

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Jornal da Paraíba

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