ECONOMIA
Sonho de Ícaro ao alcance de todos
No mês de outubro, o aeroporto Castro Pinto, Grande João Pessoa, registrou um aumento de embarques e desembarques de 13,16%.
Publicado em 02/12/2012 às 18:00
Ganhar asas e voar sempre foi um dos maiores sonhos da humanidade. Quando crianças, nos encantamos com histórias de super-heróis e desenhos animados que saem voando por aí sem fazer grandes esforços. Na vida real, é um pouco diferente, mas também é possível alçar voos e viajar pelo mundo afora. Com a invenção do avião, as fronteiras mais distantes do planeta ficaram separadas apenas por horas. Sem dúvidas, foi uma das invenções mais revolucionárias do século XX, mas ainda tem muita gente que se recusa a entrar numa aeronave.
Apesar da agilidade do transporte aéreo, Ana Maria Machado prefere ficar em terra firme. Viajar de avião está fora de cogitação.
“Tenho muita vontade de conhecer o sul do país, mas devido ao medo acabo sempre deixando a viagem para depois”, contou a aposentada.
No entanto, o número de brasileiros que tem vencido o medo de voar tem aumentado gradativamente. No mês de outubro, o aeroporto internacional Presidente Castro Pinto, localizado na região Metropolitana de João Pessoa, registrou um aumento de embarques e desembarques de 13,16% em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo a Infraero, a movimentação de passageiros nos últimos sete meses aumentou 10,55% em comparação com 2011.
Para o superintendente da Infraero na Grande João Pessoa, Alexandre Oliveira, o número de voos ainda deve aumentar. “A partir deste mês vamos receber dois novos voos e isso vai ser bastante interessante para o estado”, afirmou o superintendente.
Os dois voos começaram a operar ontem (1º) no aeroporto Castro Pinto e ambos são da Trip Linhas Aéreas. A empresa estreia no mercado paraibano com operações diretas para Salvador e conta com o apoio operacional da Azul. O primeiro voo decola às 12h40 para Salvador e retorna às 14h03 para a capital paraibana. O horário de partida do segundo voo é de 22h45 também para Salvador, com retorno às 4h para João Pessoa.
Alexandre acredita que a novidade vai facilitar as viagens dentro do Nordeste e atrair os passageiros. “Com a chegada dos novos voos, muita gente vai ter a opção de voar pelo Nordeste via Salvador. Quem viajava daqui para Fortaleza não vai mais precisar fazer conexão em Brasília ou Rio de Janeiro para depois voltar para o Ceará”, explicou o superintendente.
Com isso, o aeroporto Castro Pinto atinge a marca de 32 voos operantes. O número deve ainda aumentar no próximo ano com a chegada de mais 4 voos da Gol, sendo um deles no horário da manhã para o Rio de Janeiro. “O voo da manhã é mais confortável para o passageiro, que vai poder chegar ao destino com mais tranquilidade”, ressaltou o superintendente. Os novos voos da Gol devem começar a operar no próximo mês de janeiro.
Comentários