ECONOMIA
Sorvete sobe 10% no verão
Na Grande João Pessoa, reajuste no preço dos sorvetes será de 10%, apesar do aumento, empresários esperam alta de 40% a 120% nas vendas.
Publicado em 12/01/2013 às 6:00
Para os adeptos dos sorvetes e picolés nos dias quentes de verão, é importante saber que os preços destes produtos costumam aumentar neste período. Pesquisas realizadas nas indústrias nacionais apontam que o reajuste deste produto será, em média, de 12,5%. Já as indústrias e estabelecimentos da Grande João Pessoa revelaram aumento de até 10% nos valores do alimento. Apesar da alta, as vendas prometem crescer de 40% a 120%, segundo os empresários da capital.
Os preços de picolés de frutas nas areias da praia do Cabo Branco também estão bem inflacionados na alta estação. O valor chega a R$ 4.
A marca Casitus aumentou o valor de seus produtos desde novembro. “No verão a procura por sorvetes e picolés cresce cerca de 40%, em comparação aos outros meses do ano.
Geralmente fazemos o realinhamento de preços em novembro por causa da escassez do leite e alta do açúcar, devido à época de seca. Este ano, estamos repassando 10% de aumento no preço dos nossos produtos”, disse Renate Negreiro, nutricionista da Casitus.
Já o diretor da Buon Gellato, Hênio Régis, disse que este ano, em comparação com o verão do ano passado, houve um acréscimo na procura de seus produtos entre 8% e 12%. Mas quando ele compara o verão com o mês de julho, considerado de baixa, a procura cresce de 80% a 120%.
Hênio Régis afirmou que também deve reajustar seus preços nas próximas semanas. “Este ano está atípico por conta da seca, e reajustamos em 8% o valor dos nossos produtos, prevendo alta de alguns insumos que ficam escassos com a seca.
Consideramos também a alta da energia elétrica e salário mínimo. Julho é o mês que menos vendemos. Comparando o verão a este período, as vendas crescem até 120%”, explicou.
O gerente comercial da empresa Açaito, Saulo Cazé, declarou que, apesar do preço da fruta açaí está mais cara no Pará, o valor da polpa gelada que comercializa ainda não sofreu alta. “O açaí está mais caro porque a produção da fruta não está atendendo a demanda. Até março pretendemos aumentar o valor do nosso produto”, explicou Saulo.
O empresário do ramo, Cleveland Branco, proprietário da sorveteria Delícia do Serrado, situada em Tambaú, afirmou que ainda não aumentou o valor dos produtos este ano, mas pretende reajustar a partir de fevereiro. No local, são vendidos sorvetes e picolés de sabores exóticos como de mutamba, queijo e araticum.
Segundo Cleveland Branco a procura praticamente dobra nesta época em relação aos demais meses do ano. Ele já comemora o aumento das vendas neste verão, em relação ao mesmo período de 2012. “Este ano já estamos percebendo que as vendas cresceram cerca de 20% se compararmos com o verão do ano passado. Isso porque João Pessoa está cada vez mais se organizando em relação ao turismo”, explicou.
Comentários