icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Taxa de maus pagadores cai 16% e anima lojistas

SPC vê números positivos para o varejo e que devem ajudar nas vendas para o Dia das Mães.  

Publicado em 06/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:39

A inadimplência no mês de abril caiu em João Pessoa, o que traz melhores expectativas para as vendas do Dia das Mães nas compras a prazo. Esse incremento é almejado há alguns meses pelo varejo que desde janeiro não comemora taxas mais expressiva de crescimento.

No mês passado, 1.919 consumidores estavam com o nome sujo na praça, o que equivale a uma queda de 16,09% comparado ao mesmo período do ano passado, que registrou a inclusão de 2.287 pessoas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de João Pessoa.

Segundo o diretor do SPC na capital paraibana, Lindenbergh Vieira, os números podem ajudar nas vendas para o Dia das Mães, já que trata-se de uma data forte para o comércio.

“O varejo no país não está com superávit e se espera um aumento nas vendas com o Dia das Mães. A data é forte e naturalmente há um incremento no comércio. Com menos pessoas endividadas este acréscimo pode ser maior”, destacou Lindenbergh Vieira.

Já as pessoas que reabilitaram o crédito caiu 12,10% em abril na capital paraibana. No mês passado 1.293 devedores conseguiram limpar o nome sujo na praça e no mesmo período do ano passado este número foi de 1.471.

No acumulado dos primeiros 4 meses de 2014, a lista de devedores apresentou redução de 3,10% com relação ao ano anterior. Foram 8.368 pessoas em 2014 contra os 8.636 de abril de 2013.

De janeiro a abril também foi menor a quantidade de pessoas que conseguiram tirar o nome dos órgãos de proteção ao crédito em João Pessoa. Este ano foram 5.477 pessoas que reabilitaram o crédito e no mesmo período de 2013 foram 6.080.

QUEDA ATINGE 15% EM CAMPINA

Em Campina Grande, o número de devedores em abril apresentou queda de 15% comparado ao mesmo período do ano passado. Este ano foram registrados 1.214 consumidores e em abril de 2013 foram 1.424. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Campina Grande (CDL-CG), Tito Motta, os números são positivos para a data em que são esperados uma alta de 5% a 10% em relação a 2013.

“Esta estimativa de aumento para o Dia das Mães é bastante satisfatória levando em conta a economia nacional que mostra alta da inflação e juros elevados. Este fim de semana já observamos um fluxo maior de pessoas no comércio em Campina Grande”, frisou Tito Motta.

De janeiro a abril, a queda o número de inadimplentes foi de 4.230 consumidores contra os 5.913 registros feitos no mesmo período do ano passado, o que representa uma baixa de 28,46%
Em abril, houve queda de 4% no número de pessoas que conseguiram reabilitar o crédito em Campina Grande e região, registrando 606 consumidores contra os 629 do ano passado.

No acumulado dos quatro meses, a redução chegou a 3,6%. Foram registradas 2.698 pessoas com o nome sujo na praça no mês passado e em abril de 2013 foram 2.799.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp