ECONOMIA
Telefonia Oi lidera ranking de queixas no Procon em 2012
Serviços de telefonia, móvel e fixo, da operadora Oi são líderes de reclamações no Procon-PB; Banco Itaú e Energisa Paraíba também estão na lista.
Publicado em 17/01/2013 às 6:00
A empresa de telefonia Oi liderou o número de queixas no Procon-PB no ano passado (1.898). A empresa se posiciona em primeiro e em segundo lugares neste ranking, sendo a Oi móvel a campeã (1.065), enquanto a Oi fixo (833) veio logo em seguida. Na terceira posição ficou o Banco ItaúCard S.A (570).
Em 2012, o número total de atendimentos realizados pelo Procon-PB aumentou 5,67%, passando de 12.039, em 2011, para 12.722, no ano passado.
Em resposta à estatística do Procon-PB, a assessoria de comunicação da Oi informou que a empresa desenvolveu um plano de investimentos de longo prazo, com foco em qualidade de serviços. Este plano prevê investimentos totais de R$ 24 bilhões de 2012 a 2015. Os recursos, segundo a empresa, estão sendo destinados à expansão e melhoria de infraestrutura, novas tecnologias e a melhorias de processos, para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.
Já o Itaú Unibanco alertou que quando o Procon trata de queixas não são apenas reclamações, mas atendimentos no geral, como consultas, dúvidas e cálculos. O banco comunicou que a instituição forma um dos maiores conglomerados do país, sendo líder de mercado, posição que acaba por colocá-la em condição de destaque nos rankings.
O banco ainda informou que continua investindo esforços para aprimorar serviços e reduzir falhas e que disponibiliza vários canais para atender a demanda de seus clientes, como as Centrais de Atendimento e o Serviço de Apoio ao Cliente (SAC), que pode ser feito pelo número 0800 728 0728, além do site na internet.
RECLAMAÇÕES
A Energisa Paraíba foi a campeã das reclamações registradas no Procon-PB com 404 procedimentos no ano passado. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, vieram a rede Armazém Paraíba (295) e o Banco Cruzeiro do Sul (262).
As empresas e a instituição foram procuradas pela reportagem do JORNAL DA PARAÌBA para comentar os dados, mas não foi possível obter resposta do Banco Cruzeiro do Sul por telefone. No site do banco há a informação de a instituição sofreu sanção do Banco Central e suas operações estão suspensas.
Já as assessorias de comunicação da Energisa Paraíba e do Armazém Paraíba informaram que iriam enviar resposta, mas até o fechamento desta edição não foram enviadas. O Procon-PB explicou que a reclamação é realizada quando o consumidor não consegue resolver o seu problema durante o atendimento, então, é aberto um procedimento no órgão para buscar o melhor desfecho para sua queixa.
No País, o grupo Oi foi alvo, em 2012, de 120.374, liderando queixas em 2012.
A segunda posição foi do grupo Claro/Embratel, com 102.682 queixas. Em terceiro Itaú, com 97.578.
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