icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Três paraibanas concorrem na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher

As empreendedoras Cristina Chianca Heim, Germana Andrea Queiroz e Maria Andreia Araújo foram vencedoras da etapa estadual do Prêmio.

Publicado em 11/02/2015 às 9:02 | Atualizado em 22/02/2024 às 17:53

A força do empreendedorismo das mulheres paraibanas foi reconhecida ontem à noite na cerimônia de entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, realizada no auditório do Sebrae Paraíba. Das 174 empreendedoras que se inscreveram nesta 11ª edição da premiação, nove receberam troféu de primeiras colocadas no prêmio por terem transformado o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo, mas somente as primeiras colocadas em cada categoria irão concorrer na etapa nacional da premiação.

As empreendedoras Ana Cristina Chianca Heim (João Pessoa), Germana Andrea Queiroz Oliveira (Monteiro) e Maria Andreia Ferreira Araújo (Monteiro) foram as três empresárias que mais se destacaram e receberam o troféu ouro, respectivamente, nas categorias Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural. Elas irão representar a Paraíba na etapa nacional do prêmio, no dia 5 de março.

Premiada em primeiro lugar na categoria “Pequenos Negócios”, Ana Cristina Chianca Heim está à frente da Guardebem Self Storage. Formada em Comunicação Social e Direito, Ana Cristina decidiu apostar no empreendedorismo em 2010 na área de construção civil. Em seguida, durante uma viagem aos EUA conheceu o sistema de autoarmazenagem (Self Storage) e os Escritórios Virtuais e decidiu colocar as ideias em prática na Paraíba.

O serviço novo, até então sem regulamentação no Estado, alcançou seu ponto de equilíbrio ainda no primeiro ano e tem se mantido em um crescimento constante. Atualmente a empresa tem cerca de 90% dos boxes locados e 130 empresas efetivamente ativas no escritório virtual da Guardebem.

Germana Andrea Queiroz Oliveira, primeira colocada na categoria Microempreendedora Individual (MEI), é proprietária da Barraca da Andrea, empreendimento aberto no mercado público de Monteiro em 2005, que oferece café da manhã, almoço e lanches com comidas típicas regionais, além dos serviços de buffet e doces e salgados para festa. Para acompanhar o crescimento da empresa, Andrea fez diversas capacitações e buscou financiamento, período em que também se formalizou como MEI.

Em 2013, ampliou as atividades abrindo mais uma lanchonete em um local estratégico da cidade. O próximo passo da empresária é estruturar um bar e restaurante amplo, bem localizado, com infraestrutura adequada. Para ela, o aprendizado sobre o gerenciamento empresarial foi uma das principais lições aprendidas nessa trajetória.

Na categoria Produtora Rural, a primeira colocada foi Maria Andreia Ferreira Araújo, do Sítio Mocó de Baixo, também de Monteiro. Agricultora, de 31 anos, superou os desafios enfrentados para viver dignamente da agricultura familiar com a introdução na região de uma nova cultura de produção de alimentos saudáveis que geram renda com sustentabilidade no meio rural através da avicultura alternativa e criação de porcos. As atividades cresceram na região e, em 2013, foi inaugurada a Cooperativa Coopeaves com a participação de 23 cooperados, envolvendo cerca de 350 pessoas advindas de vários municípios da região do Cariri. Na sua propriedade, Maria Andreia tem atualmente três aviários com capacidade para três mil aves e uma pocilga para 100 porcos, além de uma ampla estrutura com tecnologias de convivência com o semiárido.

PEQUENOS NEGÓCIOS
Na categoria ‘Pequenos Negócios’ também foram premiadas em segundo lugar Patricia San Izidro Noronha (Central Mototaxi/Campina Grande) e em terceiro Geovania Soares Leitão (Indústria de Confecções KG Fashion/Patos). Como Microempreendedora Individual, o segundo lugar ficou com Natalia Lima Gadelha (Miss Nat Acessório/João Pessoa) e em terceiro Jemima Jorge Carneiro (Little Dove/João Pessoa). Na categoria ‘Produtora Rural” foi reconhecido, em segundo lugar, o trabalho de Maria José Gomes de França (Sítio Baraúnas/Conde) e em terceiro as atividades de Maria das Graças Lima da Silva (Bolo de vida/Rio Tinto).

As vencedoras estaduais receberam troféu de reconhecimento, certificado de premiação e um curso. Os primeiros lugares ganharão ainda 16 horas técnicas de consultoria em gestão e também concorrem automaticamente na etapa nacional. O prêmio é uma parceria entre Sebrae; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM); Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW); e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios
Pequenos Negócios
1º lugar = Ana Cristina Chianca Heim (João Pessoa)
2º lugar = Patricia San Izidro Noronha (Campina Grande)
3º lugar = Geovania Soares Leitão (Patos)
Produtora Rural
1º lugar = Maria Andreia Ferreira Araújo (Monteiro)
2º lugar = Maria José Gomes de França (Conde)
3º lugar = Maria das Graças Lima da Silva (Rio Tinto).
Microempreendedora Individual
1º lugar = Germana Andrea Queiroz Oliveira (Monteiro)
2º lugar = Natalia Lima Gadelha (João Pessoa)
3º lugar = Jemima Jorge Carneiro (João Pessoa)
Fonte: Sebrae Paraíba

Fonte: Sebrae Paraíba

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp