icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Turismo interno ainda predomina na Paraíba

Estudo divulgado pelo Ministério do Turismo mostra que 50,2% dos turistas que visitam as cidades paraibanas, são oriundos do próprio Estado.

Publicado em 30/10/2012 às 6:00


Na Paraíba, ainda predomina o turismo interno. O 'Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil 2012', realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgado pelo Ministério do Turismo mostra que 50,2% dos turistas que visitam as cidades paraibanas são oriundos do próprio Estado.

“Isso demonstra a ascensão das classes C e D e ainda que o paraibano passou a dar prioridade para o lazer dentro da sua renda orçamentária”, afirmou o secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunet.

Conforme explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, o percentual paraibano acompanha a tendência nacional. “A pesquisa demonstra que, no universo das viagens domésticas, predominam as viagens de curta distância”. Segundo ele, 73% dos fluxos, no país, ocorrem dentro das próprias regiões e 51% dentro dos próprios estados.

Um fator negativo é que, para cada grupo de 100 viajantes, 64 se hospedam na casa de parentes e amigos. Segundo a pesquisa, essa modalidade apresentou um crescimento de 6,5 pontos percentuais, enquanto todos os outros meios de hospedagem – resorts, hotéis, pousadas, imóveis alugados ou próprios – registraram queda percentual.

Este quadro, de acordo com Brunet, pode representar menor receita para o setor. “Nós sabemos que é o turista de fora quem traz receita para o setor, porque ele utiliza todos os serviços da cadeia produtiva, hospedagem, receptivos etc. Por isso, um dos tópicos do Plano Municipal aponta para a prospecção da capital e na qualificação dos agentes de viagens”, assegurou.

Segundo a pesquisa, turistas de São Paulo representam apenas 8,9% do fluxo paraibano e ficam em segundo lugar em geração de receita (20,2%). Os paraibanos, que são mais da metade, praticamente empatam com 21,1% da fatia do total deixado para o setor.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, conta que vem desenvolvendo, em parceria com o Governo do Estado, ações neste sentido.

“Fluxo de turistas é sempre bom. Estamos trabalhando para divulgar ainda mais a Paraíba, enquanto destino”, comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp