ECONOMIA
Turismo interno ainda predomina na Paraíba
Estudo divulgado pelo Ministério do Turismo mostra que 50,2% dos turistas que visitam as cidades paraibanas, são oriundos do próprio Estado.
Publicado em 30/10/2012 às 6:00
Na Paraíba, ainda predomina o turismo interno. O 'Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil 2012', realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgado pelo Ministério do Turismo mostra que 50,2% dos turistas que visitam as cidades paraibanas são oriundos do próprio Estado.
“Isso demonstra a ascensão das classes C e D e ainda que o paraibano passou a dar prioridade para o lazer dentro da sua renda orçamentária”, afirmou o secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunet.
Conforme explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, o percentual paraibano acompanha a tendência nacional. “A pesquisa demonstra que, no universo das viagens domésticas, predominam as viagens de curta distância”. Segundo ele, 73% dos fluxos, no país, ocorrem dentro das próprias regiões e 51% dentro dos próprios estados.
Um fator negativo é que, para cada grupo de 100 viajantes, 64 se hospedam na casa de parentes e amigos. Segundo a pesquisa, essa modalidade apresentou um crescimento de 6,5 pontos percentuais, enquanto todos os outros meios de hospedagem – resorts, hotéis, pousadas, imóveis alugados ou próprios – registraram queda percentual.
Este quadro, de acordo com Brunet, pode representar menor receita para o setor. “Nós sabemos que é o turista de fora quem traz receita para o setor, porque ele utiliza todos os serviços da cadeia produtiva, hospedagem, receptivos etc. Por isso, um dos tópicos do Plano Municipal aponta para a prospecção da capital e na qualificação dos agentes de viagens”, assegurou.
Segundo a pesquisa, turistas de São Paulo representam apenas 8,9% do fluxo paraibano e ficam em segundo lugar em geração de receita (20,2%). Os paraibanos, que são mais da metade, praticamente empatam com 21,1% da fatia do total deixado para o setor.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, conta que vem desenvolvendo, em parceria com o Governo do Estado, ações neste sentido.
“Fluxo de turistas é sempre bom. Estamos trabalhando para divulgar ainda mais a Paraíba, enquanto destino”, comentou.
Comentários