ECONOMIA
Vagas em pequenos negócios na Paraíba tiveram crescimento de 40%, em 2019
Levantamento do Sebrae mostra que setores de serviços e comércio foram os que tiveram maior evolução.
Publicado em 28/01/2020 às 18:49 | Atualizado em 29/01/2020 às 8:44
A Paraíba gerou 8.976 empregos durante todo o ano de 2019. Os dados integram um relatório do Sebrae, feito a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O que tem sido comemorado é que o número é 40% maior que o registrado no mesmo período de 2018, ocasião em que as micro e pequenas empresas geraram 6.376 vagas.
No ano passado, de acordo com os dados do Caged, os setores que mais geraram emprego foram serviços, com 5.602 contratações, e comércio com 1.930 oportunidades. O setor de agropecuária registrou 1.331 empregos durante os meses de janeiro a dezembro.
Quando os números são comparados com os dados das médias e grandes empresas da Paraíba, estas tiveram um desempenho considerado negativo em 2019, quando 2.828 vagas de trabalho foram fechadas. Em 2018, foram 911 postos de trabalho perdidos.
A gerente de planejamento estratégico do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, disse que este ano deve se apresentar como favorável à criação de novas oportunidades para o setor de serviços.
"As alterações advindas da reforma trabalhista deverão gerar um impacto no modelo de terceirização, uma vez que as médias e grandes empresas buscam nos pequenos negócios as parcerias para reduzir seus custos operacionais. Além disso, os serviços ligados às novas matrizes energéticas, especialmente aquelas vinculadas às energias renováveis serão responsáveis por ocupações não vistas antes no nosso estado", disse.
Ivani ainda comentou que os serviços relacionados aos cuidados pessoais e bem-estar seguem a crescente do ano anterior. No comércio atacadista e na pequena indústria, as vagas relacionadas à automação, inovação e logística da operação devem impactar nesses novos números.
Comentários