ECONOMIA
Vendas de carros novos crescem 30,3% na PB
Segundo a Fenabrave, foram 3,921 mil unidades vendidas, entre autos e comerciais leves no último mês, contra 3,007 mil comercializados em julho de 2011.
Publicado em 10/08/2012 às 6:00
As concessionárias da Paraíba registraram, em julho, um incremento de 30,3% nas vendas de veículos novos, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Estado somou 3,921 mil unidades vendidas, entre autos e comerciais leves, no último mês. Em julho do ano passado, esse número foi de 3,007 mil veículos.
O crescimento nas vendas é atribuído, especialmente, à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida, anunciada pelo governo no dia 21 de maio, elevou as vendas nos meses de junho e julho, sendo este último apontado pelos comerciantes como o melhor do ano até o momento. “Vendemos 190 carros no mês passado, quando em julho de 2011 foram 167, o que significa um aumento de 13,7%. Agosto deve crescer em até 50%, mas a nossa preocupação para o mês é que alguns dos modelos não estão mais disponíveis”, comentou o gerente da Autovia, Fábio Moura.
Na concessionária Brazmotors, o incremento referente ao mês de julho chegou a ser maior ainda. “Todos os carros estão tendo bastante procura. No mês passado, por exemplo, registramos uma alta de 28% e isso deve prosseguir neste mês”, afirmou o gerente de vendas da empresa, Luciano Dantas.
Para agosto, as expectativas do setor são as melhores possíveis.
O prazo da redução do IPI, que se encerrará no próximo dia 31, está aquecendo bastante as vendas de carros na Paraíba. O presidente do Sindicato dos Concessionários Distribuidores de Veículos Automotores da Paraíba (Sincodiv-PB), José Carneiro, acredita que este mês poderá ser um dos melhores da história das concessionárias, apresentando um aumento nas vendas de 1% a 2% com relação ao mês anterior.
“Dezembro de 2010 foi o melhor mês em vendas e julho vem logo em seguida. Acredito que agosto tem potencial para passar à frente do mês passado. Quem trabalha em concessionária com certeza já notou um aquecimento do movimento nestes primeiros dias de agosto”, explicou Carneiro, que aproveita para lembrar que até mesmo os veículos que forem entregues após o término do prazo estarão com a taxa de IPI reduzida.
“Infelizmente, a redução do IPI não deve ser prorrogada, mas o crescimento desses três meses já animou o mercado e essa agitação deve prosseguir até meados de setembro”, acrescentou o presidente. Para ele, a redução da taxa do tributo não foi o único fator que impulsionou as vendas desde junho.
“As montadoras e concessionárias firmaram um acordo para baixar os preços de alguns veículos em até 10%. Isso, atrelado ao IPI, foi responsável pelo ótimo desempenho do comércio. Tanto que o consumidor pode ter dificuldades em encontrar alguns modelos para pronta entrega, muitos estão em falta”, disse.
Ainda de acordo com a Fenabrave, os sete primeiros meses do ano somaram 22,982 mil veículos vendidos na Paraíba, 1,8% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando o comércio vendeu 22,562 mil unidades. Com relação a junho, o incremento constatado no último mês foi discreto, de 0,12%, uma vez que o número de veículos comercializados no mês anterior foi de 3,916 mil.
NO BRASIL
No Brasil, o índice de vendas de carros zero em julho foi o maior da história, com 351,4 mil emplacamentos. Junho, primeiro mês de IPI reduzido, já havia sido recorde do segmento, registrando 340,7 mil carros emplacados. Segundo Carneiro, alguns analistas do setor chegam a apostar em 380 mil emplacamentos só neste mês. “Não acho que chegará a isso, mas não tenho dúvidas de que agosto será um dos melhores meses para as concessionárias”, finalizou.
Comentários