ECONOMIA
Vendas de carros sobem 30% na PB
Na comparação com junho do ano passado, as vendas foram 26,8% a mais, segundo dados divulgados pela Fenabrave.
Publicado em 06/07/2012 às 6:00
A redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) reaqueceu as vendas de carros de passeios e de comerciais leves nas concessionárias da Paraíba em junho. A taxa de comercialização de novas unidades cresceu 30,3% de maio para junho no Estado. Na comparação com junho do ano passado, as vendas foram 26,8% a mais, segundo dados divulgados ontem pela Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores (Fenabrave).
A Paraíba fechou o mês de junho com um total de 3,916 mil carros vendidos, sendo 3,227 mil automóveis de passeio e 689 comerciais leves, contra um total de 3,086 mil registrados no mesmo mês do ano passado.
O número referente ao Estado apresenta um incremento ainda maior nas vendas se tomarmos como referência o mês de maio deste ano, quando o Estado vendeu 3,005 unidades.
A Paraíba registrou taxa bem acima que no país, que cresceu 18,75% em junho sobre o mesmo período do ano passado.
Para o presidente da Fenabrave-PB, Paulo Guedes, os números na Paraíba representam a reação dos consumidores ao primeiro momento da redução do IPI. “Para os próximos meses, deverá haver uma acomodação dos consumidores", avaliou.
Para o gerente comercial da concessionária Autovia, Fábio Moura, “as festas juninas do último mês costumam atrapalhar as vendas, mas a redução do IPI foi realmente responsável por um resultado impactante. Esse é um setor muito imprevisível, por depender de fatores externos, mas essa medida está mesmo correspondendo com nossas expectativas”, explicou, afirmando ter elevado em 30% as vendas.
Na Brazmotors, o cenário não foi muito diferente. Segundo o gerente Luciano Dantas, a concessionária também aumentou as vendas em 42,8% sobre junho do ano passado. “Em junho, vendemos 250 unidades contra 175 do ano passado, número favorecido não só pela redução do IPI, mas também pela diminuição das taxas de juros”. A preferência também ficou com os veículos de motor 1.4, tendência atual do mercado.
BALANÇO DO SEMESTRE
De janeiro a junho, as unidades totalizaram 19,061 mil carros vendidos no Estado, entre carros de passeio e comerciais leves, enquanto no primeiro semestre do ano passado foram 19,555 mil unidades comercializadas, uma queda de 2,5% nas vendas.
Já o balanço do 1º semestre mostra queda de 5,89% nos veículos novos comercializados na Paraíba. De janeiro a junho deste ano, foram comercializadas 43,741 unidades contra 46,480 mil no mesmo período do ano passado. O segmento de motos puxou a queda no primeiro semestre (-8,60%).
Comentários