icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Vendas de carros SUVs crescem 12,86%

Foram 4.985 veículos vendidos até junho na Paraíba;  projeção para o segundo semestre é de melhor desempenho.

Publicado em 10/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 16:40

A maior disponibilidade de crédito no mercado, a variedade de mix, a manutenção do IPI reduzido até dezembro e o sonho de adquirir um carro de grande porte (SUV) são alguns fatores que estão influenciando o paraibano a comprar mais comerciais leves (pick-up) este ano.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o segmento fechou o primeiro semestre deste ano com alta de 12,86% sobre o mesmo período do ano, enquanto o segmento de autos (incluindo carros de passeios e comerciais leves) como um todo fechou o primeiro semestre com quadro estável (0,39%). No país, o crescimento dos SUV foi menor (2,56%), enquanto os autos registraram queda de 7,66% na média nacional.

Foram 4.985 veículos vendidos até junho na Paraíba contra os 4.417 adquiridos no mesmo período de 2013. A projeção para o segundo semestre é de melhor desempenho, apesar do setor de veículos sofrer forte desaceleração em boa parte dos segmentos que marca o setor. Como é caso de motos, que fecharam o primeiro semestre em queda de 6,29%, enquanto o segmento de autos (incluindo carros de passeio e comerciais leves) como um todo fechou o primeiro semestre com quadro estável (0,39%), com 20.153 unidades até junho contra 20.074 nos seis meses do ano passado.

O diretor regional da Fenabrave na Paraíba, Paulo Guedes, afirmou que historicamente as pick-ups são o sonho de consumo dos paraibanos. “Então este é um interesse que não vai deixar de existir. A pessoa começa comprando um veículo menor e depois sonha em ter um maior, até para transportar a família, até chegar em um mais potente como pick-up”.

De acordo com ele, nos últimos anos as pessoas vêm aumentando o poder aquisitivo e isso ajudou a realizar este desejo de aquisição de carros maiores. “O mercado é uma incógnita, mas acredito que no segundo semestre o quadro será mais positivo”, estimou Guedes.

O gerente comercial de vendas da Autovia/Chevrolet, em João Pessoa, Fábio Moura, destacou que a expansão nas vendas de veículos deste segmento também está associada à maior disponibilidade de crédito que o mercado está ofertando para a compra de carros mais potentes. “Os bancos estão oferecendo prazos mais extensos para a compra de carros mais potentes.

Na nossa empresa outro ponto que influencia o interesse do cliente é a maior variedade de mix do produto. Estamos com maior portfólio e isso também conta”, afirmou.

Segundo Fábio, a expansão do prazo do IPI com desconto até dezembro irá contribuir para a grande procura. “Isso porque qualquer variação do IPI onera a compra dos veículos. Para o segundo semestre esperamos uma alta maior, pois junho tivemos a Copa e os feriados juninos”, projeta Fábio.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp