ECONOMIA
Vendas de novas linhas continuam suspensas
Apesar do empenho das operadoras de telefonia móvel, retomada das vendas não deve ser aprovada pela Anatel esta semana.
Publicado em 24/07/2012 às 6:00
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não deve aprovar esta semana a retomada das vendas de novas linhas por nenhuma das operadoras de telefonia móvel que foram punidas com suspensão - Tim, Oi e Claro.
De acordo com Bruno Ramos, superintendente de serviços privados da agência, apesar do empenho das empresas, ainda há detalhes importantes nos planos de todas as companhias que precisam ser ajustados. "Dificilmente teremos uma decisão esta semana", afirmou.
As operadoras receberam a punição após a Anatel verificar um aumento expressivo no número de reclamações dos clientes.
A agência decidiu suspender as vendas da pior prestadora em cada Estado. A medida afetou a Tim em 18 Estados e no Distrito Federal, a Oi em cinco Estados e a Claro em três, incluindo São Paulo.
O superintendente esclareceu que a Anatel está fiscalizando a habilitação de novas linhas pelas empresas de telefonia móvel que foram punidas com suspensão e disse que a venda de chips, em bancas de jornal, por exemplo, que continuam em algumas regiões do país.
Como o dispositivo precisa ser liberado pelas empresas para começar a funcionar, só haverá multa para a operadora caso ela habilite o novo número.
"Vamos analisar esses casos específicos, mas já me informaram que na maioria dos Estados nós não tivemos problemas com isso", disse.
Ramos também explicou que a restrição de vendas está limitada a ativação de novas linhas. No entanto, uma pessoa que perdeu telefone e precisa de um novo chip pode ir até a operadora, normalmente, que será atendida.
O mesmo vale para pedidos de troca número, mudanças entre planos de serviço (como pré-pago para pós-pago), de pacotes e até mesmo a habilitação de algum serviço, como plano de dados, contanto que a linha já esteja ativada. Só não será realizada portabilidade para as empresas suspensas. Apenas os processos em curso podem ser concluídos.
CLARO
A Anatel não liberou a Claro para realizar novas vendas de chips de celular, apesar dos avanços no plano de qualidade entregue pela operadora.
A empresa se reuniu ontem com técnicos da agência para discutir o assunto.
Com a decisão, a empresa continua proibida de vender novas linhas de dados e voz em três Estados: São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
De acordo com o superintendente de serviços privados da agência, Bruno Ramos, a reunião com a Claro "foi boa", mas o plano apresentado pela empresa ainda precisa passar por ajustes.
O presidente da Claro, Carlos Zenteno, participou da reunião na Anatel, que durou pouco mais de duas horas. "A reunião foi muito positiva. Desde sexta estamos trabalhando com horário estendido e entregamos o plano de ações. Hoje fizeram observações sobre alguns pontos que temos de detalhar e pretendemos fazer isso", disse Zenteno.
Para ele, após o esclarecimento dos pontos em aberto, a companhia deve retomar as vendas "o mais rápido possível". disse Zenteno
Comentários