ECONOMIA
Vendas de supermercados crescem 7,93% na Grande João Pessoa
Em relação a novembro deste ano o crescimento foi de 2,06% e de 6,57% no acumulado dos dez meses do ano; números são do Ifep.
Publicado em 06/12/2012 às 6:00
As vendas dos supermercados e mercadinhos da Grande João Pessoa tiveram crescimento real de 7,93% em outubro sobre o mesmo mês do ano passado. Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep), sobre o mês anterior, o índice foi de 2,06% e no acumulado dos dez meses deste ano, a taxa é mais alta, 6,57%.
A taxa média paraibana do setor continua acima da apurada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No país, em comparação com outubro do ano passado, o avanço foi de 2,38%. No acumulado do ano até outubro, as vendas do setor aumentaram 5,18% em relação a igual período de 2011, considerando números deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O empresário Anderson Melo, da rede de supermercados Menor Preço, atribuiu a alta das vendas na capital e na Região Metropolitana naquele mês não ao volume de produtos comercializados, mas à alta dos preços dos produtos. “O comerciante não pode confundir a situação e achar que este percentual indica crescimento. Em volume de vendas, tivemos uma redução. Mas o faturamento cresceu porque produtos como carne e derivados de laticínios dobraram de preço”, explicou.
Comentários