icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Vendas no supermercado crescem 5,76% em João Pessoa

No primeiro mês do ano, setor da Grande João Pessoa registrou alta acima da média nacional.

Publicado em 12/03/2015 às 15:53

O mês de férias e da alta estação elevou as vendas nos supermercados e mercadinhos da Grande João Pessoa. O setor registrou crescimento real (descontada a inflação) acima da média nacional em janeiro, com 5,76%, segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep-PB). Já no país, o setor vendeu 3,42% a mais em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado na apuração da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Contudo, na comparação de janeiro ante dezembro, houve queda de 13,32% na Grande João Pessoa, enquanto no país a queda foi de 20,48% em valor deflacionado e 19,5% em valor nominal, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O mês de dezembro, devido às compras de ceias natalinas e de bebidas, é o de maior volume de vendas no ano.

Para o presidente da Associação dos Supermercados da Paraíba, Cícero Bernardo, “janeiro foi um bom mês”, assim como o início de fevereiro até o final do Carnaval, porque é uma época de férias e veraneio, mas não deve ser usado como referência de vendas.

Cícero Bernardo disse que, embora todos sempre queiram crescimento em seus negócios, em uma perspectiva mais realista a associação espera pelo menos repetir as vendas do ano passado, que ficaram em torno de 4,43% em termo reais.

Já para o gerente comercial da rede de supermercados Bemais, José Filho, a esperança de crescimento ainda persiste. “A apreensão sempre existe, mas o Bemais é otimista”, afirmou. Ele destacou que o varejo de alimentos é um dos setores que menos sofre em crises econômicas, pois as pessoas não podem deixar de comprar itens de primeira necessidade como alimentação. O gerente contou que espera este ano um crescimento nominal de 10% nas vendas em relação a 2014.

EMPRESÁRIO OTIMISTA


O gerente comercial da rede Menor Preço, Anderson Melo, é ainda mais otimista, e afirmou que a rede pretende aumentar as vendas em no mínimo 15% em relação ao ano passado.

“A gente optou por não participar da crise”, brincou o gerente, justificando que o pessimismo pode atrapalhar ainda mais os negócios. “Se ficar pensando muito em crise a equipe fica desmotivada”, disse.

Em relação às vendas de janeiro, o gerente concordou que o crescimento foi maior nesse período por causa das férias. “É um período em que a cidade está cheia de turistas. Isso reflete principalmente nas lojas de praia, que cresceram até mais do que as que ficam mais afastadas da orla”, avaliou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp