ECONOMIA
Vendas no supermercado crescem 5,76% em João Pessoa
No primeiro mês do ano, setor da Grande João Pessoa registrou alta acima da média nacional.
Publicado em 12/03/2015 às 15:53
O mês de férias e da alta estação elevou as vendas nos supermercados e mercadinhos da Grande João Pessoa. O setor registrou crescimento real (descontada a inflação) acima da média nacional em janeiro, com 5,76%, segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep-PB). Já no país, o setor vendeu 3,42% a mais em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado na apuração da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Contudo, na comparação de janeiro ante dezembro, houve queda de 13,32% na Grande João Pessoa, enquanto no país a queda foi de 20,48% em valor deflacionado e 19,5% em valor nominal, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O mês de dezembro, devido às compras de ceias natalinas e de bebidas, é o de maior volume de vendas no ano.
Para o presidente da Associação dos Supermercados da Paraíba, Cícero Bernardo, “janeiro foi um bom mês”, assim como o início de fevereiro até o final do Carnaval, porque é uma época de férias e veraneio, mas não deve ser usado como referência de vendas.
Cícero Bernardo disse que, embora todos sempre queiram crescimento em seus negócios, em uma perspectiva mais realista a associação espera pelo menos repetir as vendas do ano passado, que ficaram em torno de 4,43% em termo reais.
Já para o gerente comercial da rede de supermercados Bemais, José Filho, a esperança de crescimento ainda persiste. “A apreensão sempre existe, mas o Bemais é otimista”, afirmou. Ele destacou que o varejo de alimentos é um dos setores que menos sofre em crises econômicas, pois as pessoas não podem deixar de comprar itens de primeira necessidade como alimentação. O gerente contou que espera este ano um crescimento nominal de 10% nas vendas em relação a 2014.
EMPRESÁRIO OTIMISTA
O gerente comercial da rede Menor Preço, Anderson Melo, é ainda mais otimista, e afirmou que a rede pretende aumentar as vendas em no mínimo 15% em relação ao ano passado.
“A gente optou por não participar da crise”, brincou o gerente, justificando que o pessimismo pode atrapalhar ainda mais os negócios. “Se ficar pensando muito em crise a equipe fica desmotivada”, disse.
Em relação às vendas de janeiro, o gerente concordou que o crescimento foi maior nesse período por causa das férias. “É um período em que a cidade está cheia de turistas. Isso reflete principalmente nas lojas de praia, que cresceram até mais do que as que ficam mais afastadas da orla”, avaliou.
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