ECONOMIA
Vida noturna impulsiona economia da Zona Sul
Casas de entretenimento começam a expandir nos bairros que concentra população jovem.
Publicado em 16/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:32
Não é só a construção civil que está em expansão na zona sul de João Pessoa. Casas de entretenimento, como bares e boates, crescem de maneira acelerada na região e já competem de igual para igual com os empreendimentos localizados na orla, trazendo clientes de todos os bairros para esse emergente comércio e de expansão de serviços noturno.
Nesse aspecto, o bairro dos Bancários é o ‘pupilo’ para quem planeja abrir um negócio nesse segmento, graças não somente ao aumento de poder de compra dos moradores da zona sul, mas também devido à localização privilegiada do bairro, que fica próximo a duas das maiores universidades da cidade, a UFPB e Unipê.
Na avaliação do gerente de atendimento coletivo, indústria, comércio e serviços do Sebrae, Fábio Jorge Queiroz, essas são só algumas das características que colocam o bairro em foco quando se fala em novos negócios. “Existem vários atrativos na região, o primeiro ponto é porque é uma área extremamente populosa e hoje é povoada por muitos jovens, por conta dos centros universitários. Além disso, o poder aquisitivo de quem mora na região aumentou bastante”.
Um dos primeiros a investir na região foi Antônio Borba, proprietário do Espetinho Máximo do Borba, bar frequentado por consumidores tanto dos bairros da zona sul como também de outras áreas da cidade. Quando começou o negócio, em 2006, o empresário já sentia o potencial que possuía os Bancários, local que até hoje abriga seu estabelecimento comercial.
“Eu já morava nos Bancários e na época sentia que o bairro ia crescer. Trabalhava com reciclagem e comecei a comprar apartamento na planta e revender. Vi que existia uma procura grande, o número de prédios em construção naquela época vinha crescendo, a Praça da Paz trouxe mais ‘vida’ ao bairro, a gente já ouvia falar da chegada de grandes empreendimentos, como Carrefour. Ou seja, vi que a tendência era que o bairro se tornasse o que ele é hoje, então resolvi investir”, relatou Borba.
De acordo com o empresário, o mesmo crescimento pelo qual passa a região é refletido no perfil do cliente da zona sul, que aumentou seu poder de compra e passou a exigir melhores produtos e serviços.
“Eles gastam mais que anos atrás, mas também estão muito mais exigentes. Nem se importam tanto com o preço, querem mesmo qualidade do serviço, bom atendimento”, revelou.
REGIÃO REGISTRA POTENCIAL DE CRESCIMENTO
Se hoje a zona sul possui variadas opções de entretenimento, a tendência é que nos próximos anos essas opções sejam ainda maiores, graças ao seu potencial de crescimento, explicou o gerente de atendimento coletivo, indústria, comércio e serviços do Sebrae, Fábio Jorge Queiroz.
“Você tem na região grandes estruturas aglomerativas, como universidades e a instalação de um novo grande shopping (Mangabeira Shopping), além do que já existe (Shopping Sul).
Isso traz vida para os pequenos empreendimentos. A orla da cidade não tem mais para onde crescer, a zona sul será uma das principais opções para quem quer investir nesse segmento”, explicou o especialista do Sebrae.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), Marcos Mozzini, também enxerga a zona sul como uma das regiões promissoras para se investir.
“Nos últimos anos, os bairros da região têm experimentado um crescimento econômico e populacional. Os bairros que já eram atrativos ficaram ainda mais interessantes para investimentos dos empresários do setor de bares e restaurantes, o que proporcionou benefícios para os clientes, já que há mais opções e diversidade no momento de escolher o estabelecimento gastronômico”, ressaltou Marcos Mozzini.
Comentários