BBB22: Tiago Abravanel diz que não sabe o que é Fies; entenda o programa de financiamento estudantil

Revelação aconteceu durante conversa com Jessi, que recorreu ao Fies para estudar biologia.

Tiago Abravanel revela que não sabe o que é FIES no BBB 22. Foto: Globo.

Enquanto conversava com Jessilane, no último domingo (6), Tiago Abravanel revelou que não sabe o que é Fies e pediu que a colega de confinamento, no BBB 22, explicasse como funciona o programa de financiamento estudantil do governo federal.

“O que é o financiamento estudantil? […] Já ouvi falar, mas conta o que é”, reforçou o artista.

Jessi, com a sister é chamada pelos demais participantes, se formou em biologia após recorrer ao Fies.

O que é que como funciona o Fies

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do governo federal. A modalidade possibilita a oferta de crédito para que estudantes possam arcar com os custos do ensino superior em universidades particulares.

De forma prática, o governo paga a mensalidade do aluno de forma total ou parcial durante todo o curso. No entanto, os recursos devem ser devolvidos com a conclusão da graduação.

Com o crédito, as mensalidades podem tem uma cobertura de entre 50% e 100%, com juros que variam de acordo com a renda do estudante.

Vagas e inscrições do Fies em 2022

Neste primeiro semestre de 2022, mais de 111 mil vagas para o crédito estão abertas no país. As inscrições acontecem entre os dias 8 e 11 de março.

Para participar da seleção, é necessário que o candidato tenha participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, tenha alcançado uma média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e uma nota maior que zero na redação. A renda familiar mensal per capita do estudante precisa ser de até 3 salários mínimos, ou seja, R$ 3.636.