EDUCAÇÃO
A menos de uma semana para o PSS, estudantes devem manter o ritmo
Conselho de professores é manter o ritmo de estudos e tentar revisar os conteúdos para que o foco no vestibular não seja desviado e o candidato possa se sair bem nas provas.
Publicado em 04/01/2011 às 7:22
Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba
As provas da última etapa do Processo Seletivo Seriado 2011 (PSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acontecem no próximo domingo (9), e na segunda-feira (10). A menos de uma semana dos exames, o conselho de professores é manter o ritmo de estudos e tentar revisar os conteúdos para que o foco no vestibular não seja desviado e o candidato possa se sair bem nas provas.
Para o supervisor do 3º ano e Cursinho do Colégio Motiva de João Pessoa, professor Luiz Augusto Paiva, o grande segredo é manter a disciplina. “Quem quer passar no vestibular tem que levar em conta duas coisas: método e disciplina. Durante esta semana o ritmo de estudos deve ser mantido com revisões”, aconselha.
Quanto às maneiras de controlar o nervosismo nesta semana, o professor acredita que cada aluno deve perceber o que lhe faz bem. “Estamos na reta final e uma descansadinha às vezes não vai fazer mal, mas cada aluno deve descobrir sua maneira intrínseca de relaxar. Tem aluno que se parar de estudar fica ainda mais nervoso. Isto vai depender de cada um”, afirmou.
Os estudantes Nathan Ferreira, de 20 anos, Renata Dias, 18, e Edgar Dantas, 20, farão vestibular para o curso de Medicina - o mais concorrido, com 39,9 candidatos por vaga. Os três concordam em um ponto: não dá para esquecer o vestibular neste momento e agora é hora de revisar a maior quantidade de conteúdos possível. Além das aulas no cursinho, cada um estuda em média seis horas por dia em casa.
Os três candidatos contaram que até mesmo durante as festas de final de ano ficavam estudando para as provas. “Parei de estudar só um pouquinho, mas no dia 1º à tarde já voltei revisar os assuntos”, revelou Renata. “O problema é que se a gente para de estudar um dia, já fica pensando em como vai compensar o tempo que perdeu, fica querendo revisar o conteúdo mais rápido”, afirmou Nathan, que disse que até mesmo nos momentos em que estava com a família nas festas de Natal e Ano Novo não conseguia parar de pensar no vestibular.
Para o professor Luiz Paiva, o fato das provas acontecerem depois das festas de final de ano pode ser prejudicial. “Não há como o estudante não perder um pouco o foco durante as festas de Natal e do Ano Novo. O ideal seria a prova na semana que antecede o Natal, mas o importante agora é tentar retomar a concentração”, destacou.
O estudante Edgar Dantas comentou que como a prova é em janeiro é inevitável sentir um cansaço maior. “É claro que nós ficamos muito cansados, mas aí quando bate o cansaço a gente lembra que só falta uma semana e que o mais importante vem depois”, salientou o candidato, que acredita que na última semana antes do vestibular ainda dá para aprender algum conteúdo que tenha tido dúvidas durante o ano de estudos.
Programe-se
As provas do PSS-2011 serão aplicadas das 8h às 12h (horário local), nos dias 9 e 10, respectivamente. Os exames serão realizados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Areia, Bananeiras e Mamanguape.
A consulta ao local de prova pode ser feita no site da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) na internet (www.coperve.ufpb.br). Mais de 28,8 mil candidatos estão aptos a participar da segunda fase do vestibular.
Comentários