EDUCAÇÃO
Alunos de 19 cursos farão a prova do Enade na Paraíba
MEC ainda não divulgou a estimativa de quantos estudantes paraibanos deverão participar da prova que será aplicada no dia 21 de novembro.
Publicado em 16/07/2010 às 9:34
Natália Xavier, do Jornal da Paraíba
Alunos de 14 cursos de bacharelado e de cinco áreas superiores de tecnologia de instituições de ensino superior na Paraíba deverão passar pela prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste ano. As portarias que fixam os conteúdos deste ano foram publicadas na última quarta-feira (14) no Diário Oficial da União. O Ministério da Educação ainda não divulgou a estimativa de quantos estudantes paraibanos deverão participar da prova que será aplicada no dia 21 de novembro, mas quem quer se preparar já pode ter acesso aos programas gerais e específicos no site www.inep.gov.br/superior/enade/default.asp.
O exame é obrigatório para alunos que até o dia 2 de agosto tenham completado de 7% a 22% da carga horária mínima do curso e para os que tenham cumprido até 80% da carga horária mínima do currículo ou que vão concluir o curso neste ano.
A prova contém 40 questões, sendo dez sobre a formação geral e 30 sobre os conteúdos específicos do curso. Conforme as portarias publicadas, na parte geral da prova será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive.
O exame será aplicado aos alunos dos cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, e dos cursos de tecnologia em agroindústria, agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
Comentários