EDUCAÇÃO
Cineasta Marcus Vilar fala sobre carreira e desafios do cinema
Cineasta paraibano Marcus Vilar vai ministrar nesta segunda uma aula inaugural do curso de Produção Audiovisual, em Catolé do Rocha.
Publicado em 15/03/2010 às 9:21
Da Redação
Com Assessoria da Facisa
O cineasta paraibano Marcus Vilar vai ministrar nesta segunda-feira (15), a aula inaugural do curso de Produção Audiovisual de uma faculdade em Campina Grande. Na palestra, o cineasta vai falar sobre sua trajetória, desafios e expectativas do cinema paraibano, além de exibição de filmes e documentários produzidos por ele. A aula será realizada às 18h30, na Facisa no campus do Catolé.
De acordo com a coordenadora do curso de produção audiovisual, Patrícia Rios, a palestra será uma oportunidade para que os alunos possam conhecer a história do cinema paraibano e perceber que existe espaço para se trabalhar na área de audiovisual na Paraíba.
Entre os trabalhos realizados pelo cineasta, o documentário “Duas Vezes não se faz”, sobre o Cabo Branco em João Pessoa, e o de longa-metragem “O Senhor do Castelo”, sobre o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna.
O cineasta possui ainda diversas premiações pelos documentários realizados. Entre elas, o prêmio da 9º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com o filme “a árvore da miséria", melhor filme no Cine Ceará, com o filme “A Canga”, prêmio do Banco do Nordeste, no Festival de Cinema de Sergipe, com o filme “O meio do mundo”, melhor direção, no Festival de Cinema de Cuiabá, com o filme “O meio do mundo”; prêmio de Júri Popular na 11º Mostra de Cinema de Tiradentes, realizado em janeiro de 2008 com o documentário “O senhor do castelo”, prêmio da Associação Brasileira de Documentaristas – Secção Porto Velho, no FestCINE Amazônia, realizado em dezembro de 2009, com o filme “Duas vezes não se faz”.
Comentários