EDUCAÇÃO
Consuni encaminha lista tríplice para que reitor da UFPB seja definido
Nome dos três candidatos mais votados no último pleito foram encaminhados para o MEC nesta segunda-feira (10)
Publicado em 10/09/2012 às 12:22
A lista tríplice, com os nomes do três candidatos a reitor da UFPB mais votados no último pleito, foi encaminhada nesta segunda-feira (10) pelo Conselho Superior Federal da Paraíba (Consuni). O encaminhamento da lista teve de ser realizado nesta segunda após uma decisão judicial. A determinação foi dada após o próprio Conselho não ter homologado as eleições ao considerar o pleito inválido por conta da greve que gerou um alto número de abstenção.
De acordo com a assessoria da Reitoria, durante a reunião do Consuni, 20 integrantes votaram a favor e colocaram uma nota junto à lista tríplice em que protestam contra a decisão da Justiça, que segundo eles, fere a autonomia da universidade. A partir de agora a lista deve ser avaliada pelo MEC, que vai decidir se aceita o pedido do Consuni de não interferir na eleição, ou se já será nomeado o novo reitor. Constam na lista: Margareth Diniz, Lúcia Guerra e Luiz Renato.
Aprofessora Margareth Diniz, candidata mais votada nas eleições, recorreu na Justiça contra a decisão do Consuni, que havia determinado o adiamento do segundo turno da eleição, devido à greve dos servidores. A Justiça ordenou que o segundo turno fosse feito, mas o Consuni se negou a homologar o resultado da eleição, que teve como vencedora a professora Margareth.
Ficou decidido que a UFPB teria de encaminhar a lista tríplice com os nomes das chapas mais votadas no processo democrático ao Ministério da Educação. De acordo com a lei, o reitor e o vice-reitor de qualquer universidade federal serão nomeados pelo presidente da República e escolhido entre professores que possuam seus nomes inseridos em listas tríplices.
Comentários