icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Das 20 melhores escolas da PB no Enem, apenas duas são públicas

Ranking divulgado pelo Inep de acordo com as notas obtidas pelos paraibanos no Enem revela ainda que das 20 escolas que tiveram os piores desempenhos, 19 são estaduais.

Publicado em 19/07/2010 às 8:50

Karoline Zilah

Apenas duas instituições públicas estão entre as 20 melhores escolas da Paraíba no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. Na outra ponta da lista, entre as 20 piores, 19 são da rede estadual de ensino. O ranking nacional, incluindo as notas detalhadas de cada escola participante por Estado, foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Assim como na Paraíba, nacionalmente apenas duas escolas públicas se destacaram entre as 20 melhores. Entre as 20 escolas com as piores médias, 19 são estaduais e uma é municipal.

Voltando à Paraíba, os melhores desempenhos de instituições públicas são de instituições federais. Nenhuma estadual apareceu no ranking. Os melhores são os setores de Ensino Médio Regular (EMR) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Ifet-PB), em João Pessoa, em 5º e 10º lugar respectivamente. A lista ainda tem a presença da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras em 17º e 18º lugar, nas duas modalidades diferentes.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, em Campina Grande, foi a pior colocada.

Acesse o ranking completo

Clique na Paraíba no infográfico do G1 e encontre as 20 melhores e 20 piores, inclusive com informações sobre o ranking geral e classificado por escolas particulares e públicas.

Na listagem geral, incluindo os colégios particulares, o ranking tem o Centro Pessoense de Educação (Motiva), de João Pessoa, em 1º lugar por mais um ano consecutivo. Para fazer uma comparação, o colégio paraibano considerado a melhor no Enem teve uma média de 685,51. O melhor do país, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média geral de 749,70 pontos.

Na Paraíba, o Instituto João XXIII, na Capital, ficou em 2º lugar, seguido do Centro Campinense de Educação (Motiva), de Campina Grande, em 3º lugar. Das 10 melhores, oito são de João Pessoa e duas de Campina Grande.

As 10 melhores da PB no Enem

1º - Centro Pessoense de Educação (Colégio Motiva) - JP - 685,51
2º - Instituto João XXIII - JP - 659,81
3º - Centro Campinense de Educação (Colégio Motiva) - CG - 655,16
4º - Colégio Imaculada Conceição - CG - 650,62
5º - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da PB (Ifet) - JP - 643,4
6º - Colégio Colibri - JP - 642,3
7º - Colégio Marista Pio X - JP - 640,32
8º - Colégio Nossa Senhora de Lourdes - JP - 638,42
9º - Colégio Geo Tambaú - JP - 637,95
10º - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da PB (Ifet) - Ensino Médio Regular (EMR) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - JP - 633,75

Análise da qualidade do ensino

Segundo o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, é preciso levar em consideração que o exame é voluntário, por isso há muita variação na taxa de participação de cada escola. “Os estudantes que se inscreveram são os que tinham interesse”, afirmou.

Para Neto, as informações do Enem por escola devem ser usadas para uma análise do que é preciso ser feito para o aumento da qualidade do ensino no país. “A partir dos dados, cada escola, município e estado pode fazer suas análises e buscar perspectivas de solução, focando na melhoria do ensino”, afirmou.

As melhores do país

As escolas públicas bem colocadas são o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, no 7º lugar, e o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-Uerj), que funciona na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ficou na 17ª posição.

O Colégio Vértice, em São Paulo, foi o melhor colocado, com a média geral 749,70 pontos, incluindo a prova objetiva e a redação, feita pelos estudantes do último ano do ensino médio. No ano passado, a escola, que é particular, ficou na 10ª colocação.
O Instituto Dom Barreto, de Teresina, no Piauí, também particular, ficou com a segunda posição no ranking do Brasil, com 741,54 pontos, e o Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro, foi a terceira melhor escola do país, com 741,32 pontos.

No lado oposto da lista, está a escola Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, Santo Antônio de Içá, no Amazonas, que, com 249,25 pontos de média, ficou com a pior colocação do ranking do Enem

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp