EDUCAÇÃO
Inep anula três questões do Enem 2025 e Polícia Federal deve investigar vazamento
Inep aponta “similaridades pontuais” com itens de pré-teste de redes sociais e aciona a Polícia Federal.
Publicado em 18/11/2025 às 16:30

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta terça-feira (18), a anulação de três questões do Enem 2025 após analisar relatos de que itens semelhantes aos aplicados teriam circulado previamente nas redes sociais. As questões anuladas não foram divulgadas.
A decisão foi tomada pela equipe técnica responsável pela elaboração do exame, que também acionou a Polícia Federal para investigar a possível divulgação indevida de conteúdo sigiloso.
De acordo com o Inep, foram identificadas “similaridades pontuais” entre materiais publicados na internet e questões presentes na prova. O órgão reforça que nenhuma delas foi apresentada de forma idêntica à versão oficial aplicada neste ano.
LEIA TAMBÉM:
- Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda
- Gabarito oficial do 2º dia do Enem 2025 deve ser divulgado na quinta (20), aponta MEC
- Enem 2025: tema da redação é 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira'
Em nota, o Inep reiterou a garantia de isonomia e segurança do Enem 2025, e explicou ainda que o processo de montagem da prova segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige o pré-teste de questões. Por isso, alguns itens já circularam em contextos controlados antes de serem selecionados para o exame, o que não representa, segundo o órgão, violação de sigilo.
Mesmo assim, diante da repercussão, a Polícia Federal foi chamada para investigar a conduta e identificar eventuais responsáveis pela divulgação de questões ou de conteúdos que possam ter comprometido a confidencialidade do Banco Nacional de Itens. O Inep afirmou também que todos os protocolos de segurança foram cumpridos e que dispõe de diferentes mecanismos para calibrar e validar os itens aplicados.
Veja, abaixo, na íntegra, a nota do Inep sobre a anulação de três questões:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.
O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.
Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.
A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.
O caso do “adivinhador” do Enem
A anulação das questões ocorre em meio a boatos que ganharam força nas redes sociais. Os rumores sobre um suposto vazamento de questões do Enem começaram a circular nas redes sociais na noite de segunda-feira (17), dia seguinte à aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, no domingo (16).
Um estudante de medicina, Edcley Teixeira, que se apresenta como “mentor” de estudos e reúne mais de 21 mil seguidores no Instagram, divulgou vídeos dias antes do exame resolvendo exercícios com forte semelhança com questões reais do Enem. Em um deles, a proximidade entre o problema resolvido e um item da prova levantou suspeitas de possível vazamento.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Anualmente, a aplicação ocorre em dois dias. Ao todo, 142.050 inscritos no Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) podem fazer as provas em toda a Paraíba.
A quantidade de inscritos neste ano na Paraíba é 10,6% maior do que a de 2024, quando o estado registrou 128.376 inscritos. Entre os inscritos, as mulheres são maioria. Elas equivalem a 58,28%, ou seja, 82.787 das inscrições. Já os homens representam 41.72%, ou seja, 59.263.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado para a conclusão do ensino médio. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Quer mais dicas sobre o Enem? Cola no Lá Vem o Enem e saiba tudo sobre o exame.

Comentários