icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Equipe UFCG vai ministrar cursos de purificação de água no Haiti

Missão dos pesquisadores da UFCG será ministrar cursos de capacitação em tratamento e purificação de água. País foi arrasado por um terremoto em janeiro deste ano.

Publicado em 25/03/2010 às 10:50

Da UFCG

Como parte da ajuda humanitária brasileira ao Haiti - arrasado por um terremoto de 7 graus na Escala Richter, em 12 de janeiro deste ano – a Agência Nacional de Águas (ANA) convidou o Laboratório de Dessalinização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para participar de um programa de cooperação técnica, ministrando cursos de capacitação em tratamento e purificação de água, atendendo à população das áreas afetadas pela catástrofe.

O plano de trabalho foi elaborado e encaminhado à ANA na quarta-feira (24) pelo coordenador do Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), professor Kepler França. “A UFCG contribuindo com sua tecnologia para restauração de um país combalido em sua infraestrutura e com índice de pobreza exorbitante, onde outros organismos mundial de ajuda solidária se engajam – repercutindo nossos estudos -, além do reconhecimento científico, traz orgulho pela participação social”, comentou o pesquisador.

A expectativa da UFCG é quanto ao cronograma de atividades que será desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e quando os professores e técnicos embarcarão em missão ao Haiti.

Labdes

Vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Química, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o Laboratório de Referência em Dessalinização foi criado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente para coordenar tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização.

Seus pesquisadores já implantaram sistemas de dessalinização via osmose inversa em vários lugares, a exemplo de Fernando de Noronha e da ilha de Cabo Verde, na costa africana. Há cerca de dois anos, garantiram o suprimento de água potável aos cerca de 700 moradores da Vila de Sucuriju, no extremo leste do Amapá.

“Os habitantes da comunidade estavam ameaçados com a falta de água potável devido às alterações do nível das marés, que tornaram salobras as águas do rio que banha a localidade”, explicou o pesquisador.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp