EDUCAÇÃO
Erro de impressão no gabarito do Enem provoca constrangimento
Casos semelhantes foram identificados em todo país. O Ministério da Educação reconheceu o erro, mas diminui a gravidade do problema e disse que numeração está certa.
Publicado em 06/11/2010 às 16:47
Da Redação
Uma falha na impressão dos cartões de respostas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) confundiu alunos durante o primeiro dia do exame que aconteceu neste sábado (6). Hoje foi dia das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, cujo gabarito era divido em parte iguais de 1 a 90.
Mas no cartão de respostas, “o bloco de perguntas de 1 a 45, destinado a ciências humanas, estava identificado ao contrário, indicando as ciências naturais”, como explicou o estudante Ivandro de Oliveira Pinto, que respondeu às provas em Campina Grande, no colégio Raul Córdula.
O problema foi reconhecido pelo Ministério da Educação, que divulgou nota explicando que o erro gráfico “não alterou a correspondência entre perguntas no caderno de provas e as respostas. O erro se deu em dois subtítulos que separavam as opções de respostas nos gabaritos”.
Mesmo assim, alguns alunos ficaram constrangidos e sem a certeza de que preencheram o gabarito da forma correta. Para Ivandro “foi uma uma confusão geral na nossa mente, se não houver correção, vai ser um desastre. Muita gente disse que vai entrar com ação contra quem organizou a prova”.
Já a coordenação do Enem na Paraíba explicou que “foi feita substituição dos cartões resposta e nenhum aluno vai ser prejudicado, e quem inverteu a resposta vai ter o gabarito corrigido”. A coordenação disse que no Estado poucas pessoas erraram e que o assunto ficou solucionado, seguindo a ordem da prova.
Comentários