EDUCAÇÃO
Escola Estadual de João Pessoa leva jornal para sala de aula
Professora usa o Jornal da Paraíba com material did´taico e incentiva a prática da leitura.
Publicado em 17/10/2015 às 11:36
Leituras enfadonhas, falta de interesse na escrita e dispersão na sala de aula não fazem mais parte da rotina da Escola Estadual Professora Maria Geny de Sousa Timóteo, em João Pessoa, desde que o projeto 'Grandes Leitores, Grandes Cidadãos' foi implantado na instituição em maio deste ano.
“Queremos criar o hábito de leitura e um senso crítico sobre as notícias da cidade nos alunos das escolas estaduais paraibanas. Para isso levamos exemplares do nosso jornal para serem trabalhados em sala de aula com cunho pedagógico, seja debatendo as notícias ou criando um conteúdo próprio”, afirma Clênia Dias, gerente de circulação do JORNAL DA PARAÍBA.
Além de realizar a leitura das reportagens do jornal na sala de aula toda sexta-feira, os alunos têm a oportunidade de levar o material para casa, onde realizam a leitura em família.
“Eu trabalho todos os gêneros textuais durante a leitura do jornal na sala. Depois eles levam para casa e fotografam os pais lendo. É uma forma de incentivar a leitura não só entre os alunos, mas com a comunidade também”, afirma Maria Jozelma Cabral, professora de português da escola.
Ela revela que alguns pais não são alfabetizados e aprendem a ler graças ao projeto. “Os alunos ficam ansiosos na sexta-feira para poder levar o jornal para a família. É uma forma de se conectar com a realidade que vivem, ler notícias do bairro que moram, sobre coisas que veem acontecer. É muito diferente de uma leitura que não tem nada a ver com a realidade deles. Assim os alunos não ficam mais entediados”, revela.
Cerca de 100 alunos são beneficiados pelo projeto apenas na escola Maria Geny, onde estudantes do 9º ano produzem um material jornalístico inspirado no JORNAL DA PARAÍBA. Além desta atividade escolar, os estudantes produzem objetos reciclando o jornal. O resultado dos trabalhos será apresentado em uma mostra que será aberta ao público na próxima terça-feira nas salas de aula da escola.
Graças ao projeto “Grandes Leitores, Grandes Cidadãos”, a professora Maria Jozelma Cabral está concorrendo ao Prêmio Mestres da Educação, uma iniciativa do Governo do Estado para valorizar boas práticas pedagógicas.
Além da Maria Geny, mais duas escolas participam do projeto: a Luiz Gonzaga Burity e a Úrsula Lianza, ambas no bairro Tambiá. “A partir do dia 15 deste mês, vamos ampliar o projeto para chegar ao Lyceu Paraibano”, afirma Clênia Dias.
Parceiros ajudam a execução do projeto
Empresas parceiras colaboram com a Rede Paraíba de Comunicação no projeto “Grandes Leitores, Grandes Cidadãos”. São elas o Grupo Energisa e o Atacadão dos Eletros.
Para o diretor presidente da Energisa Paraíba e Energisa Borborema, André Theobald, a ação tem grande importância por ser uma iniciativa que busca disseminar a cultura e o conhecimento. “É preciso que as pessoas entendam a realidade em que vivem e saibam como decisões que parecem distantes delas, as afetam diretamente", ressaltou. Ele ainda destacou que "o jornal tem essa função: nos aproximar da realidade e nos fazer entender como ela influencia o nosso dia a dia. A informação deve ser levada até o leitor de forma clara, transparente e respeitando a inteligência dele. São essas premissas que pautam a nossa comunicação com o cliente e nos ajudam a construir relacionamentos honestos e duradouros que contribuem, assim como o projeto 'Grandes leitores, grandes cidadãos', para o desenvolvimento da sociedade paraibana”, pontuou.
Segundo o diretor presidente do Grupo Atacadão dos Eletros, Américo Wanderley, a empresa sempre valoriza e acredita nas ações que incentivam a educação como agente transformador da sociedade. “Nossa adesão à proposta foi realizada desde o início do projeto, em abril deste ano, e nos proporciona a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de jovens paraibanos beneficiados com o incentivo à leitura e o exercício da cidadania”, disse, ressaltando a importância de preparar as pessoas para um futuro promissor através da educação.
Segundo a gerente de circulação do Jornal da Paraíba, Clênia Dias, além de contribuir socialmente com a educação de jovens e crianças, as empresas participantes têm a oportunidade de ter as suas ações divulgadas virtual e pessoalmente.
Comentários