EDUCAÇÃO
Estação Cabo Branco prorroga prazo de seleção de monitores
Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem se inscrever até o próximo dia 3 de dezembro no processo de seleção de estagiários da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes (Ecartes).
Publicado em 20/11/2010 às 8:20
Da Redação com Secom - JP
Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem se inscrever até o próximo dia 3 de dezembro no processo de seleção de estagiários da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes (Ecartes). O prazo foi prorrogado pelo setor de gestão educacional, que receberá currículos dos interessados em estagiar no Museu da Ciência. A documentação deve ser deixada no período das 10h às 20h, na recepção na recepção da Estação Cabo Branco, localizada no bairro Altiplano.
A iniciativa é fruto de um convênio de cooperação entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Podem se inscrever estudantes da UFPB que tenham cursado no mínimo 30% e no máximo 70% dos créditos do curso. É preciso apresentar CRE acima ou igual a 5,0 e ter conhecimento básico de inglês, espanhol, francês ou alemão. Outro requisito é ter disponibilidade de vinte (20) horas semanais para o desenvolvimento das atividades de estágio e para trabalhar em finais de semana e feriados. O edital do processo seletivo pode ser conferido no portal da Prefeitura.
Perfil procurado
Procuram-se candidatos que tenham facilidade em se relacionar com o público, interagir positivamente na convivência em grupos e, acima de tudo, que sejam assíduos e pontuais no exercício profissional. A chefe do setor de gestão educacional, professora Cássia Freitas, comentou que essa prática de monitoria de museu oportuniza os universitários da UFPB a experiência ímpar de interagir com processos de ciência, cultura e artes presentes num espaço museológico cujos pilares se referenciam na inclusão social ampla e irrestrita e na formação educacional que contemple os desafios da sociedade moderna.
“Entendemos essa contribuição social como um significativo salto qualitativo na formação dos universitários, que em contrapartida nos beneficiam com um imenso potencial em formação cujas potencialidades são infinitas”, acrescentou a professora, que juntamente com a chefe do setor de Monitoria, Cecília Avelino Barbosa, coordena uma equipe de 41 estudantes universitários.
Etapas
O processo seletivo consta de duas etapas, sendo uma classificatória e outra eliminatória. Na primeira etapa o candidato deverá entregar cópia de currículo e histórico escolar atualizado e carta de intenções explanando sucintamente sobre como a Estação Cabo Branco pode contribuir para sua formação profissional. Na segunda etapa haverá uma entrevista com os interessados, onde serão abordados aspectos da vivência acadêmica, interesses pessoais e profissionais/acadêmicos em relação ao estágio.
Benefícios
Os estudantes classificados terão direito a uma bolsa correspondente a R$ 300, além do custeio do transporte. A duração do estágio é de um ano, podendo ser renovado por vontade das partes envolvidas. Mais informações no edital, que está disponível no site www.joaopessoa.pb.gov.br, ou pelos telefones (83) 3214.8303 e 3214.8270.
Comentários