EDUCAÇÃO
Estudante de escola pública de Campina Grande conquista 1º lugar em Olimpíada de Literatura
Prova que rendeu uma medalha de ouro para Alane foi baseada no livro 'O Menino Maluquinho' e aplicada para todo o Brasil.
Publicado em 27/05/2025 às 6:04

Alane Sophi, de 8 anos, é aluna do 3º ano da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na zona rural de Campina Grande. A garota conquistou o 1º lugar no ranking nacional da 10ª edição da Olimpíada de Literatura. A pequena estudante recebeu medalha de ouro na categoria Candura, voltada para crianças de até 9 anos.
Nesta edição, a obra obrigatória foi "O Menino Maluquinho", de Ziraldo. A prova foi aplicada pela internet, com questões específicas sobre o livro.
A categoria Candura, destinada para crianças com até 9 anos, foi incluída pela primeira vez na competição, que já contava com as divisões Mirim (até 12 anos), Júnior (até 17 anos) e Sênior (sem limite de idade).
Alane já havia participado da olimpíada em edições anteriores, quando recebeu duas menções honrosas. Com a nova premiação, ela soma 20 conquistas em olimpíadas de conhecimento, sendo uma em 2023, quatorze em 2024 e cinco apenas em 2025.
LEIA TAMBÉM:
O pai da estudante, Alecio Soares, destacou o papel do incentivo à leitura no desempenho da filha.
“Com essa conquista, Alane soma 20 premiações. É um resultado que enche a gente de orgulho”, destacou.
Alane contou que sentiu nervosismo no início da prova, mas logo se tranquilizou. “Depois que vi que ganhei, fiquei bem feliz. A prova foi um pouquinho difícil, mas no geral, foi tranquila. Falava bastante sobre o livro O Menino Maluquinho.”
Escola aposta em olimpíadas como estratégia de ensino
A Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é referência em Campina Grande pela implantação de um projeto piloto de incentivo às olimpíadas do conhecimento, idealizado em parceria com a gestão escolar e a Secretaria de Educação.
Em 2024, os estudantes da escola conquistaram 139 medalhas em diferentes competições e continuam participando de novas etapas em 2025.
Todos os participantes da Olimpíada de Literatura recebem certificado. E os primeiros colocados foram premiados com medalhas, conforme a posição no ranking nacional.
Comentários