icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Estudantes de francês querem excluir língua estrangeira do Enem

 Federação Brasileira de Professores de Francês (FBPF)  pretende realizar uma mobilização para a retirada da prova de língua estrangeira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.

Publicado em 25/06/2011 às 8:48

Juliana Lichacovski
Do Jornal da Paraíba

A Federação Brasileira de Professores de Francês (FBPF) pretende realizar uma mobilização para a retirada da prova de língua estrangeira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Mesmo sem um cronograma de atividades definido, a presidente da FBPF, Rosalinda Chianca, garantiu, durante reunião com alunos e professores do Liceu Paraibano, que vai mobilizar todas as 25 associações de professores de francês existentes no país para protestar contra a não inclusão do idioma no Enem 2011 e pressionar o Ministério da Educação (MEC) para que não seja válida a exigência de língua estrangeira no exame deste ano. Alunos de francês alegam que a escolha entre o inglês ou o espanhol prejudicará o desempenho deles no exame.

A presidente da FBPF, Rosalinda Chianca, salientou que o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação não respeitou um compromisso firmado em agosto de 2010 em que garantiu a inclusão da matéria no exame. Segundo ela, no dia 06 de agosto, o corpo técnico do Inep e a Federação Brasileira de Professores de Francês (FPPF) se reuniram em Brasília e definiram a inclusão do francês no exame de 2011. “Eles disseram que iriam fazer chamada pública de professores para a constituição de um banco de profissionais e não fizeram”, disse ela.“Isso fez de mim uma farsa, pois enviei carta para todas as associações dizendo que o exame teria o francês. E agora como eu fico perante os professores e os alunos?”, desabafa a presidente da Federação, Rosalinda Chianca.

Ao decidir contemplar apenas o inglês e o espanhol, o o Inep/MEC, disse Rosalinda Chianca, além de discriminar alunos de outros idiomas no ato da inscrição, também feriu o direito de escolha do estudante. “Eles estão instituindo que o aluno só aprenda inglês ou espanhol. Isso é um absurdo, pois vai de encontro ao direito de escolha do estudante”, frisou.

Os estudantes já encaram a decisão do MEC como “censura”. “O aluno não tem a oportunidade de aprender outra língua porque de acordo com o MEC, ele deve estudar o inglês. Isso é censura”, indignou-se Daniele da Cunha Rodrigues, aluna da oficina de Francês do Liceu Paraibano. Carina Ribeiro Pontes, estudante do último ano do ensino médio do Liceu Paraibano, também se revolta contra a decisão do MEC. “Temos que ser avaliados conforme nossos estudos e eles estiveram voltados ao francês”, observou.

Inclusão não é possível, diz MEC

A Federação Brasileira de Professores de Francês ( FBPF) enviou seis cartas tratando do assunto ao Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e ao Gabinete da Presidência da República. Em resposta à última, enviada no dia 23 de maio de 2011, o Inep/MEC alegou que a inclusão do francês no Enem demandaria uma série de medidas, inclusive a consolidação de um banco de professores para a elaboração, pré-testagem e cadastro de itens e, por isso, optou pela sua não inclusão no processo, já que não teria tempo para tudo isso antes que as inscrições fossem abertas.

Diante do argumento do MEC e o encerramento das inscrições do Enem na segunda semana de junho, a presidente da Federação Brasileira de Professores de Francês (FBPF), Rosalinda Chianca, frisou que a única alternativa que sobrou para alunos e professores foi a mobilização para que o Ministério volte atrás quando à aplicação de provas de língua estrangeira no Enem. O Enem 2011 será realizado nos dia 22 e 23 de outubro de 2011.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp