EDUCAÇÃO
Grupo paraibano de pesquisa em comunicação lança livro
Grupecj lançará, no próximo dia 26, o livro de ensaios sobre mídia e cotidiano retratados em jornais impressos da Paraíba, As Formas do Humano no Discurso do Jornal.
Publicado em 21/11/2009 às 9:48
Maurício Melo
O grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj), formado por alunos e da graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, lançará, no próximo dia 26, o livro de ensaios sobre mídia e cotidiano retratados em jornais impressos da Paraíba, As Formas do Humano no Discurso do Jornal. O lançamento acontece na Usina Cultural da Energisa, na Capital.
Criado em 2002, o Grupecj já publicou outros livros, todos organizados pelo professor Wellington Pereira, do Departamento de Comunicação, e recebeu alguns prêmios, inclusive o da organização Globo Universidade, competindo com grupos de universidades de todo o Brasil, o Prêmio Luiz Beltrão. "Foi a primeira vez que um grupo do Nordeste venceu este prêmio", disse orgulhoso o professor.
Pioneiro em pesquisa do jornalismo impresso no Nordeste, o Grupecj avalia o conteúdo e a linguagem dos jornais paraibanos e os apresenta em suas publicações. "A publicação de livros como este é uma forma de prestar conta do dinheiro público que é investido nas universidades", explicou Wellington.
O grupo de estudo e pesquisa tem seus projetos financiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e, nesta última publicação, conta com ensaios de Ana Carolina Porto, Dayana de Melo, Fabiano Silva, Geanne Lima, Ícaro Allande, Joelma Oliveira, Patrícia Monteiro, Poliana Queiroz, Tarcineide Galdino e Viviane Marques.
Comentários