icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Instituto de Tecnologia adota vestibular do Enem a partir deste ano

Antigo Cefet, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vai passar a adotar as notas do Enem como seleção de estudantes para 2010.

Publicado em 13/05/2009 às 11:33

Da Ascom/IFPB

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) decidiu adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo para ingresso nos cursos superiores. A decisão foi anunciada pelo reitor da instituição, professor João Batista de Oliveira Silva, nesta segunda-feira. O novo modelo de ingresso aos cursos do IFPB será posto em prática ainda este ano com a seleção dos estudantes para 2010.

A iniciativa tem como fundamento a decisão tomada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif) durante reunião ocorrida em Palmas (TO), de 06 a 08 de maio. Uma reunião no IFPB com pró-reitores, diretores de campi e gerentes da área acadêmica também respaldou a decisão.

“O tema foi debatido pelos 38 reitores do Conif. Destes, 22 foram favoráveis as mudanças de acordo com a proposta do MEC”, informou o reitor João Batista. O restante ponderou pedindo garantia para que a população local não seja prejudicada com a unificação do vestibular e que os estudantes do ensino médio que não tenham participado do Enem não sejam excluídos.

O reitor do IFPB disse que está satisfeito com a proposta do MEC. “Ela não é restrita e garante ajustes de acordo com as experiências regionais, cabendo aos institutos observarem seus sistemas de inclusão por meio de cotas (ensino público, portadores de necessidades especiais, racial, dentre outras).

No último Processo Seletivo, a instituição já considerava as notas do Enem, porém como cota para preenchimento de 25% das vagas do Ensino Superior. Os candidatos faziam o exame com os demais e juntavam sua nota do Enem como fator multiplicador.

Em sua última seleção, o IFPB ofertou 1.400 vagas no Ensino Superior, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, bem como nos municípios de Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel, cujas aulas começam em agosto. O município de Sousa agora também faz parte da instituição, com a agregação da antiga Escola Agrotécnica Federal. Agora são 21 cursos superiores em todos os nove campi. Em todo o Processo, 5% das vagas são reservadas a portadores de necessidades especiais.

Os cursos superiores oferecidos no IFPB são: Engenheira Elétrica; Bacharelado em Administração; Licenciatura Plena em Química; Geoprocessamento; Design de interiores; Sistemas para Internet; Redes de Computadores; Telecomunicações; Construção de edifícios; Automação Industrial; Negócios imobiliários; Gestão Ambiental; Telemática; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Agroecologia; Design Gráfico; Construção de Edifícios; Segurança do Trabalho; e Gestão Ambiental.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp