Médico fala como é o curso de medicina e oportunidades da profissão

Pílulas de profissões do Lá Vem o Enem 2021 trazem profissionais de diversas áreas para falar sobre cursos e oportunidades.

Médico André Telis fala sobre o curso de medicina no Lá Vem o Enem 2021. Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

As pílulas de profissões do Lá Vem o Enem 2021 começaram nesta segunda-feira (30). No primeiro episódio, o médico André Telis falou sobre como é o curso de medicina e as oportunidades de carreira. A pílula foi ao ar no Bom Dia Paraíba, durante o quadro ‘Lá Vem o Enem’.

O curso de medicina dura seis anos e é dividido em três ciclos: o básico, o clínico e o internato. No ciclo básico, André Telis explica que “há disciplinas que falam sobre o corpo humano, como anatomia, fisiologia, bioquímica”. Depois, tem início o ciclo clínico, que fala sobre as especialidades como cardiologia, pneumologia, entre outras.

Após os ciclos básico e clínico, o estudante passa pelo internato. “Finalmente, você tem mais dois anos de internato, que é um estágio prático onde você finalmente se torna médico”, relata André Telis.

Concorrência

O estudante de medicina precisa estudar bastante para o Enem, durante o curso e também para a prova de residência. André Telis ressalta que, especialmente em lugares como a Paraíba, que tem muitas faculdades de Medicina, a concorrência pode ser alta.

“A concorrência vai além de passar no vestibular. Depois, você ainda enfrenta uma batalha para passar na prova de residência e se tornar especialista”, disse ele.

Apesar de exigir muito foco e dedicação, André Telis define o curso como inspirador. “É um curso sensacional, um curso inspirador. Você estuda muito, trabalha muito, mas vale a pena”, concluiu.