Enem: professores dão dicas de filmes que ajudam na preparação

Professores fazem lista com obras cinematográficas que podem auxiliar na preparação para o Enem.

Faltando menos de um mês para início das provas do Enem, é normal que os candidatos estejam mais ansiosos. Para ajudar os alunos a se distraírem, mas ainda assim manter o foco nas provas, o JORNAL DA PARAÍBA preparou uma lista de filmes que podem ajudar no exame.

Radioatividade (2019) 

Enem: professores dão dicas de filmes que ajudam na preparação

Indicação do professor de química Gustavo Pinheiro, o longa narra a história da jornada científica de Marie Curie, uma das cientistas pioneiras em estudos sobre radioatividade.

Seu trabalho trouxe avanços para a área da química e entender sua história e alguns conceitos de suas descobertas podem fazer a diferença na hora da prova.

Estrelas Além do Tempo (2016)

Enem: professores dão dicas de filmes que ajudam na preparação

Baseado na história real das matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, o longa a força das mulheres para construção do programa espacial norte americano.

Recomendado pelo professor de física Haron BC, ele afirma que é um excelente filme para fundamentar sobre os temas mulher, racismo e ciência, demonstrado pelo profundo preconceito com fato das três protagonistas serem negras.

Cidade de Deus (2002)

Enem: professores dão dicas de filmes que ajudam na preparação

Segundo o professor de geografia Rodrigo Leite, o filme retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que começou a ser construída nos anos 1960 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 1980.

“Para contar a trajetória deste lugar o filme narra a vida de diversos personagens e eventos que se entrelaçam no decorrer da trama. Tudo pelo ponto de vista do Buscapé, o protagonista-narrador que cresceu em um ambiente muito violento. Porém, encontra subsídios para não ser fisgado pela vida do crime”, explica.

O longa é recomendado para a reflexão de temas como urbanização, população e problemas sociais do Brasil, gerados principalmente pela formação acelerada das cidades e aglomerações subnormais, além de refletir sobre a segregação urbana.

Gattaca (1997)

Enem: professores dão dicas de filmes que ajudam na preparação

O filme se no futuro, onde seres humanos são criados geneticamente em laboratórios. O protagonista da obra é biologicamente concebido e por isso, considerado um “inválido”.  Nesta sociedade, a ascensão social é marcada pelo DNA. Por isso, ele troca de identidade, escondendo sua verdadeira origem, para ganhar destaque no seu grande desejo: ser um astronauta. Porém, depois de um misterioso assassinato, o seu segredo pode estar em risco.

Recomendado pelo professor de biologia Evandro Gomes, Gattaca fala sobre engenharia genética, conteúdo recorrente em toda prova do Enem e por isso, vale a pena dar uma olhada.

Os Miseráveis (2012)

Enem: professores dão dicas de filmes que ajudam na preparação

Baseado na obra homônima de Victor Hugo, retrata muito bem as desigualdades sociais enfrentadas na França, servindo como um bom retrato sobre a Europa do século XIX.

O longa conta a história do ex-prisioneiro Jean Valjean, marcado pela injustiça social e perseguido por ter violado sua liberdade condicional. A história se passa na Revolução de Julho de 1830, entre as batalhas: a de Waterloo e a insurreição republicana de junho de 1832.

“É o contexto de uma história belíssima, contada de uma forma incrível e que vai ajudar muito sobre a compreensão de um período marcado pela pobreza; marcado pela revolução industrial e revoluções liberais na Europa que combatiam as características do antigo regime. E também, vai ser importante para compreender o período de imigrações para a América, que é exatamente feita por pessoas da Europa nesse contexto”, explica o professor de história Hiroschi.