Aluno de escola pública que tirou nota 980 na redação do Enem pode ser o 3º da família a entrar na universidade: ‘esforço’

Apenas a mãe e a tia do estudante paraibano são formadas em cursos superiores.

Aluno de escola pública que tirou nota 980 na redação do Enem pode ser o 3º da família a entrar na universidade. Foto: Renan Balbino.

Ao conseguir alcançar 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, o estudante Renan Balbino alimenta uma esperança que não é só dele, mas também da mãe, da tia e da avó. O bom resultado na prova pode fazer com que o jovem de Sumé, no Cariri da Paraíba, se torne o terceiro membro da família a entrar na universidade.

“Só a minha tia que faz graduação em enfermagem e a minha que se formou em pedagogia. Ela professora da educação básica. Isso foi reflexo de muito esforço. A gente tem que aproveitar as oportunidades”, contou.

O jovem cursou o ensino médio inteiro na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual José Gonçalves de Queiroz, também localizada na mesma cidade em que ele mora.

>Paraibana tira nota mil na redação do Enem estudando em casa

>>>Saiba com a nota do exame pode ser usada

>>>Notas do Enem 2021 são divulgadas

A nota quase máxima veio na quarta vez em que o jovem fez o exame. No 9º ano do ensino fundamental, quando começou a treinar com as provas, a pontuação foi 600.

Agora, Renan pretende cursar psicologia para “ajudar as pessoas quando estivem perdidas”.

Ele chegou a passar na seleção de uma instituição privada e ganhou uma bolsa de estudos com cobertura de 70% na mensalidade. No entanto, usando a nota do Enem, quer disputar uma vaga no Prouni para conseguir uma bolsa integral.

Renan contou que prefere buscar uma bolsa pois não terá condições de custear uma mudança de moradia ou enfrentará dificuldades com a locomoção.