Paraibana tira nota mil na redação do Enem estudando 10 horas por dia: ‘sozinha em casa’

Maitê Maria tem o sonho de ser médica. Ele pretende estudar em uma universidade de João Pessoa.

Paraibana tira nota mil na redação do Enem estudando 10 horas por dia: ‘sozinha em casa’. Foto: Maitê Maria.

Depois de passar um ano inteiro estudando cerca de 10 horas por dia, a paraibana Maitê Maria recebeu uma notícia que fez valer a pena tanto esforço. Ela tirou nota mil na redação Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Já a média da soma de todas as disciplinas passou dos 800 pontos.

“Acho, que na verdade, a ficha ainda não caiu. Foi uma felicidade sem tamanho. A nota final depende dela e ter a nota máxima realmente abriu caminhos”, celebrou.

>>>Tema da redação foi ‘invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’

>>>Saiba com a nota do exame pode ser usada

>>>Notas do Enem 2021 são divulgadas

A jovem, de 20 anos, tem o sonho de ser médica. Essa é a forma que ela enxerga para ajudar as pessoas.

“Quero ser a face de Deus par quem precisa”, pontuou.

Em 2021, Maitê fez a prova pela quarta vez. Em uma oportunidade anterior, ela conseguiu ser aprovada. Mas, como teria que se mudar para Campina Grande, resolveu tentar de novo até conseguir a aprovação em uma instituição de João Pessoa, onde mora.

“Nesse último ano, estudei sozinha em casa. Veio a pandemia em 2020 e acabei me adaptando muito a esse tipo de estudo”, explicou.

O descanso também era priorizado pela jovem. Ela também dispensava as atividades físicas e os momentos de lazer com a família.

Maitê se preparou com a produção de um texto por semana

Com a redação, Maitê contou com a ajude de uma professora de língua portuguesa, que trabalha como consultorias na área. Uma vez por semana ela produzia um texto.

“Via o que tava errando e tentava não errar nas próximas. É importante atentar aos nossos erros pra que a gente não os repita”, reforçou.

Mesmo confiante com o preparo do ano, Maitê não tinha tanta afinidade com o tema “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, proposto na prova de 2021.

“Muitos de nós nem sabíamos que isso era um problema social. E acaba que a invisibilidade dificulta a resolução desse problema”, disse.

Na hora de escrever, ela teve a ajuda do “conhecimento de mundo”, do que foi “aprendendo ao longo da vida”. Por isso, acredita que, para a redação, a bagagem cultural conta muito.

Resultado do Enem está disponível

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foi divulgado na noite da quarta-feira (9), dois dias antes do prazo previsto. Para ter acesso ao resultado, o candidato deve acessar a página do participante com o login individual.

A nota obtida no exame é usada na seleção de estudantes por universidades públicas e privadas no Brasil e também em instituições internacionais. No país, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o modo pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona os estudantes para vagas em cursos de ensino superior nas instituições públicas.