Em encontro com Lula, reitor da UFPB pede retomada de obras na instituição

Encontros, que devem acontecer todos anos, devem pautar demandas comuns às universidades

Foto: Divulgação

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (19). O gestor da instituição disse, que durante o encontro, solicitou a retomada da pauta sobre as obras do centro de convenções da universidade, que está paralisada há mais de uma década. Além disso, ele também apresentou a proposta de se criar um centro de estudos interdisciplinar de mudanças climáticas e a melhoria da infraestrutura da Unidade Acadêmica de Mangabeira, em João Pessoa. Participou do evento também o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes. 

O encontro reuniu reitores de universidades e de institutos federais de todo o país. De acordo com o reitor da UFPB, entre as principais pautas estiveram a recomposição do orçamento e aquisição de mais servidores técnicos-administrativos. “A ideia é que as representações tanto das universidades como dos institutos federais possam pautar elementos comuns a nossas universidades”, disse Valdiney. Embora Lula tenha confirmado a retomada de investimentos nas universidades públicas, não foi apontado um valor nem um prazo na reunião.

O presidente prometeu que o ensino público federal vai sair “das trevas” e “voltar à luminosidade de um novo tempo”. Segundo Lula, serão realizados encontros anuais para ouvir as demandas das universidades.

Em suas redes sociais minutos antes do início da reunião, Lula sinalizou a preocupação com os investimentos em pesquisa e educação. “Nossas universidades não devem estar preocupadas só com os problemas que acontecem dentro das salas de aula. Elas também têm que estar preocupadas com os problemas que acontecem da porta pra fora, nas cidades, nos bairros”, disse.

De acordo com o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, ele também apresentou a proposta a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, de se criar um centro de estudos interdisciplinar de mudanças climáticas, do qual a UFPB faria parte. “Trata-se de uma temática central, urgente e atual, e a UFPB tem um potencial enorme no assunto, com estudos diversos e no nosso Centro de Energias Renováveis”, afirmou Valdiney.

Ainda de acordo com o reitor, outros pedidos encaminhados ao Ministro de Educação, Camilo Santana, dizem respeito à conclusão das obras dos prédios de pós-graduação e da construção um restaurante universitário e centro de vivência para a infraestrutura do campus I localizado no bairro de Mangabeira, onde funcionam o C.I e o CTDR.