EDUCAÇÃO
Mais da metade das vagas pelo sistema do Enem está sobrando
Mais da metade das vagas disponíveis na 1ª etapa não foi preenchida. Alguns estudantes tiveram problemas ao acessar o sistema.
Publicado em 15/02/2010 às 15:23
Do G1
A segunda etapa de inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) oferece 29.240 vagas nas 51 instituições participantes, entre universidades e institutos federais. Mais da metade das vagas disponíveis na primeira etapa, um total de 47,9 mil, não foi preenchida.
O sistema começou a receber inscrições a partir das 6h desta segunda (15). Alguns internautas tiveram dificuldades para acessar o sistema na manhã de hoje. De acordo com o MEC, o SiSU opera normalmente.
O prazo terminará no próximo sábado (20). Os horários nos dias de inscrição serão sempre os mesmos: das 6h às 23h59.
Os alunos que não forem aprovados na primeira etapa devem, na segunda, repetir todos os passos: acessar o site do SiSU, escolher um curso que esteja disponível e se inscrever. A escolha pelas vagas funcionará como na primeira etapa. O candidato vai poder optar por apenas um curso.
O MEC alterou um procedimento entre a primeira e segunda etapas do SiSU. Em princípio, o candidato que tivesse sido aprovado na primeira etapa e feito a matrícula, não poderia se candidatar novamente a alguma outra vaga pelo sistema sem perder o direito à primeira matrícula.
No entanto, a assessoria de imprensa do ministério informou ao G1 no início da tarde desta segunda-feira (15), que os estudantes matriculados poderão completar a inscrição e concorrer à segunda opção nesta etapa. Só perderão o direito à primeira matrícula em caso de efetuarem a segunda.
O resultado da segunda fase sai no dia 22. Para os aprovados nessa etapa, as matrículas ocorrerão entre os dias 23 e 26 deste mês.
Terceira etapa
Já a terceira etapa vai de 1º a 3 de março, a lista dos aprovados será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março.
O SiSU seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.
Para tirar dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone 0800 616161 ou no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.
Comentários