EDUCAÇÃO
MEC muda critério de desempate no sistema do Enem
Com a mudança, todos os candidatos que empatarem em todas as notas terão vaga garantida pelo MEC. Primeira etapa das inscrições termina nesta quarta-feira.
Publicado em 01/02/2010 às 17:25
Do G1
O Ministério da Educação (MEC) decidiu nesta segunda-feira (1º) que vai conceder vagas para todos os candidatos que tiverem empate em todas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até então, ficava com a vaga quem tivesse feito a inscrição antes no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em instiuições federais.
Tire suas dúvidas sobre como funciona o SiSU
Na Paraíba, apenas a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vão usar a prova para preencher qualquer tipo de vaga.
No caso da UFCG, o Enem vai preencher apenas vagas remanescentes. Já o IFPB, por ser um centro técnico e universitário, acabou não sendo incluído na relação de universidades federais que aderiram ao Enem, mas a instituição vai usar a nova prova para preencher todas as 1.500 vagas destinadas aos seus cursos superiores.
De acordocom o MEC, oscinco primeiros critérios de desempate, ficam mantidos na seguinte ordem, conforme o artigo 18 da portaria do Sisu:
1 - nota obtida na redação;
2 - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
3 - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
4 - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5 - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Foi abolido o sexto critério, que dizia que o candidato com inscrição anterior manteria a vaga. O motivo, segundo a assessoria do MEC, é por conta do problema na banda larga na Região Sudeste na noite de domingo, que atrapalhou o processo de inscrição de muitos candidatos.
Até as 12h desta segunda, 410 mil estudantes efetuaram inscrições. De acordo com internautas, houve dificuldade de acesso e lentidão principalmente na sexta e no sábado.
Nota de corte
A cada dia, os alunos saberão a nota de corte do curso escolhido e poderão avaliar se têm chances ou não de conseguir uma vaga. De posse dessa informação, ele poderá escolher outro curso e/ou outra instituição e esperar novamente pelo processamento até o dia seguinte.
A central de atendimento do Ministério da Educação (MEC) funciona entre as 6h e as 23h59 para tirar dúvidas dos candidatos no 0800 616161. Além do telefone o contato pode ser feito no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.
Dados inválidos e inscrição
Para os estudantes que receberam o aviso de 'dados inválidos' ao tentar se inscrever, a recomendação do ministério é verificar se estão ingressando no SiSU com o número de inscrição no Enem e a senha do exame, pois as duas informações são necessárias para acesso.
Caso o candidato não recorde a senha cadastrada no Enem, é possível recuperá-la pelo site do Inep: http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009.
Ao finalizar a inscrição, o sistema informa ao aluno que sua inscrição está concluída. É necessário imprimir o comprovante.
Comentários