EDUCAÇÃO
Novo episódio do Lá Vem o Enem recebe Maria Valéria Rezende para falar sobre educação
Infância, descoberta da leitura e atuação em educação rural são destaques do episódio.
Publicado em 23/10/2025 às 6:27 | Atualizado em 23/10/2025 às 7:37

A escritora Maria Valéria Rezende é a protagonista do novo episódio do videocast do Lá Vem o Enem. Ela conta como estudo, coragem e criatividade marcaram sua trajetória pessoal e profissional.
Maria Valéria nasceu em 1942, em Santos, cidade de São Paulo, durante a Segunda Guerra Mundial. Nos primeiros anos de vida, não podia acender luz elétrica por segurança, já que a cidade era alvo estratégico no porto.
“Os primeiros três anos da minha vida, eu não vi luz elétrica. A gente só podia acender uma lâmpada de 25 watts em um cômodo interno [...] Eu queria ler e não podia. Até o dia que eu encontrei na casa da minha avó um livrinho que tinha uma figurinha e uma palavra escrita embaixo”, lembra.
LEIA TAMBÉM:
Mesmo com essas limitações, ela aprendeu a ler sozinha, copiando palavras escondida no banheiro da avó e praticando com dedicação.
E ao chegar na Paraíba, Maria Valéria trabalhou como educadora em um período delicado da história. Para crianças sem acesso à escola formal, ela ajudou a criar “canteiros”, escolas alternativas no campo.
“A gente como não tinha escola para todo mundo, nós criamos um projeto em que a gente fazia escolas alternativas no meio rural para as crianças. E a gente não chamava de escola, justamente para não chamar atenção. Eu não sinto medo. Quando me pegavam para me deter, várias vezes, nunca fiquei presa”, contou.
O episódio mostra como é possível transformar desafios em aprendizado e manter a dedicação à educação mesmo em situações de risco. E tem mais, viu? Maria Valéria compartilha segredos de como enriquecer o conhecimento e o vocabulário desde cedo:
“Muita gente jovem assim que se e que não que não se dedica aí para enriquecer seu vocabulário. Deixa eu contar um segredo para você. Se eu entrar numa lanchonete para tomar um cafezinho e só tiver uma mesa ocupada, eu vou me sentar na mesa ao lado daquela para ouvir a conversa. Não é por xeretice, é para me alimentar a minha imaginação. Repertório”, disse.
O episódio do videocast conecta a trajetória da escritora com incentivo ao estudo e desenvolvimento pessoal, mostrando que dedicação e curiosidade fazem diferença, tanto para o ENEM quanto para a vida.
Quer conhecer mais histórias que inspiram e motivam os estudos? Acesse o Lá Vem o Enem e descubra mais episódios que vão te ajudar nessa jornada!
Comentários