EDUCAÇÃO
Pesquisa sobre a educação deve servir de base para gestores
Publicado em 11/12/2011 às 8:00
Analisando os dados comparativos, o educador popular Eduardo Jorge Lopes disse que “os dados da Paraíba confirmam o estudo realizado pela Capes”. Segundo ele, é normal que se espere dos municípios mais ricos um melhor desempenho de seus estudantes em exames nacionais em relação aos municípios mais pobres. “Algo está faltando no sistema educacional de alguns municípios ricos”, frisou.
Ainda de acordo com Lopes, “possivelmente, o desânimo de alguns profissionais com a carreira docente, a superlotação das salas de aulas, que não favorece nem ajudar o professor a desenvolver um bom trabalho com os alunos, possa explicar”.
Na avaliação do educador, os baixos salários também podem acarretar com o problema na educação.
O educador destacou a situação de Cabedelo, cidade com o maior PIB per capita, e Seridó, com o menor. “Os dois municípios no Ideb tiveram a mesma nota, ou seja, 3,8. Diante disso, penso que sociedade civil e gestores públicos precisam observar isso com mais atenção para entender tais fatos”, afirmou. “Alguma coisa está faltando ou acontecendo, penso que isso não é normal”, finalizou.
Comentários