EDUCAÇÃO
Professores alertam para o peso da matemática na nota do Enem
Estudantes revisam conteúdos considerados fundamentais e que podem cair na prova.
Publicado em 22/10/2015 às 7:51
A dois dias do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontece nesse fim de semana, dias 24 e 25, muitos estudantes correm para tentar revisar conteúdos considerados mais difíceis na matéria mais temida de todas: matemática.
Segundo o professor Ronaebson Ferreira, a disciplina representa 25% da nota nas provas objetivas do Enem. “Mas os alunos não devem focar nas questões difíceis e deixar as fáceis de lado porque o Enem utilizada a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que verifica a coerência pedagógica do aluno. Ou seja, se temos um aluno que acertou questões com maior nível de dificuldade e errou as mais fáceis, ele não é coerente. Um estudante que acertou o mesmo número de questões, mas teve mais acertos no nível fácil, certamente terá uma nota maior”, explica o professor.
Nessa reta final, o professor alerta que o ideal é que os alunos revisem as questões de matemática básica, que têm maior probabilidade de cair no exame. “Nós vemos muitos candidatos errarem questões de porcentagem, de regras de três, porque esquece dos referenciais. Por isso é necessário ficar atento. Os assuntos que sempre caem na prova são tratamento da informação (estatística), Matemática básica e Geometria (plana e espacial), sempre com questões bem contextualizadas”, afirma.
Por ter maior facilidade com as matérias de Exatas, João Victor Ataíde Ferreira, de 17 anos, não dedicou muito de seu tempo ao estudo da Matemática. Mas sempre que estava na sala de aula, pegava um livro à parte e resolvia os exercícios. “Como o meu foco maior é a prova do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), nunca me preocupei muito com a matemática para o Enem, que é básica. Lá o foco deve ser as matérias de Humanas, por isso tenho estudado mais para elas”, afirma.
Já o colega de turma de João Victor, Alysson Souto Lima, que também deve fazer a prova do ITA, além do vestibular para Medicina, faz os exercícios da disciplina diariamente. “Todo dia depois do almoço, eu volto para a escola e venho estudar na biblioteca”, conta o adolescente.
Matemática é a única disciplina que aparece sozinha nas quatro provas de múltipla escolha do Enem, que têm cada uma 45 questões. Além de ficar atento ao que pode cair em cada prova, o aluno deve prestar atenção ao peso que uma ou outra disciplina têm no curso escolhido por ele. “O peso que a matemática tem no curso depende de cada instituição de ensino. Na UFPB, por exemplo, todas têm o mesmo peso. Mas algumas universidades ponderam o peso da disciplina para cada curso e nessas, para alguns cursos de exatas, como engenharia e física, a matemática pesa mais”, explica Ronaebson Ferreira, professor do Colégio Motiva Ambiental.
Comentários