EDUCAÇÃO
Rede pública de ensino tem desempenho baixo
Diretor do Capes chegou a conclusão que municípios ricos têm redes de ensino público com baixo desempenho
Publicado em 11/12/2011 às 8:00
As considerações foram feitas em um estudo realizado pelo diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini de Souza Clímaco. Ele chegou a conclusão que municípios ricos têm redes de ensino público com baixo desempenho. O estudo ainda está em andamento.
“O que a gente registra é uma disparidade enorme em municípios muito ricos, com PIB per capita muito elevado, que, no entanto, tem um desempenho com índices muito baixos. O município rico deveria investir muito mais em educação”, afirmou.
Na avaliação de Teatini, “o prefeito se notabiliza muito mais por asfaltar ruas e construir viadutos”.
O município de Cabedelo, com o melhor PIB per capita segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obteve notas 3,6 e 3,8 nos Ideb 2007 e 2009, respectivamente, quando as metas projetadas eram de 2,6 e 2,9. Outro exemplo de superação das metas pode ser observada no município de Pedras de Fogo, com notas 2,5 e 3,3 quando as metas eram de 2,2 e 2,5.
Mas nem todas as cidades paraibanas com os maiores PIBs tiveram resultados positivos. Exemplo disso acontece em Alhandra, que em 2009 obteve nota 3,0, quando a meta era 3,2; em Caaporã, outro exemplo: obteve nota 3,1, abaixo da projeção de 3,4. Os responsáveis pelas secretarias de Educação dos dois municípios não foram localizados pela reportagem para comentar os resultados.
Comentários