EDUCAÇÃO
Resultado da pré-seleção do FIES 2026 é divulgado; veja como consultar
Nesta edição do programa foram oferecidas 112.168 vagas. Durante o primeiro semestre, 67.301 serão preenchidas.
Publicado em 19/02/2026 às 18:12

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (19), o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. O programa teve 210.108 inscritos, e os interessados puderam se inscrever em até três opções de curso para diversos turnos.
LEIA TAMBÉM:
- Após instabilidade, inscrições do Pé-de-Meia Licenciaturas são adiadas para 20 de fevereiro
- João Pessoa pode permitir sepultamento de animais de estimação em jazigos da família
Nesta edição do programa foram oferecidas 112.168 vagas, com 67.301 sendo preenchidas no primeiro semestre do ano. Já no caso do Fies Social, foram 52.930 ofertadas.
Os candidatos podem consultar o resultado da seleção no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Esses estudantes aprovados terão de 20 a 24 de fevereiro para complementar as informações da inscrição.
Após essa etapa, os estudantes deverão comprovar as informações declaradas no ato da inscrição de forma física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que foram selecionados.
Os candidatos não aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera, que realizará a convocação entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Confira o cronograma do 1º semestre do Fies 2026:
- Inscrição: 3 a 6 de fevereiro
- Resultado da pré-seleção: 19 de fevereiro
- Complementação da inscrição: 20 a 24 de fevereiro
- Pré-seleção da lista de espera: 26 a 10 de abril
Como funciona o programa
O Fies oferta vagas para financiamento das mensalidades de instituições de ensino privado. O programa utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar o processo de seleção.
Os candidatos aprovados recebem “empréstimos”, e devem quitar a dívida em parcelas proporcionais a sua renda após concluírem a graduação.
Para se inscrever os estudantes devem ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter alcançado pontuação média igual ou superior a 450 nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), e não ter zerado a redação. A renda familiar bruta do candidato também precisa estar entre 1 a 3 salários mínimos.
Fies Social
O Fies Social é uma modalidade do programa com condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda. 50% das vagas são reservadas para o Fies Social, que contempla alunos mais pobres com até 100% de financiamento.
Os candidatos que podem competir por essas vagas são estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo, e que estão inscritos no CadÚnico.
A escolha dos candidatos segue uma ordem de prioridade a partir dos seguintes critérios:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e que nunca tenham se vinculado ao Fies.
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil (com todas as dívidas pagas).
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo Fies.
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, por meio do Fies, com as dívidas pagas.
Candidatos com dívidas ativas no programa não podem se inscrever para outra vaga.

Comentários